Invisíveis na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cinco diretores visitaram projetos de Médicos Sem Fronteiras para dar sua visão sobre as crises mais esquecidas

Produzido pelo ator espanhol Javier Bardem, o filme "Invisíveis" chega a São Paulo nesta sexta-feira através da 31ª Mostra Internacional de Cinema. A produção combina ficção e documentário para mostrar a visão de cinco diretores sobre crises esquecidas. A sessão de amanhã será no Espaço Unibanco 3, às 20h10m (sessão 651). O longa-metragem será exibido também neste sábado, às 13h30m no Cinesesc (sessão 747), e no domingo às 1810m no Centro Cultural São Paulo (sessão 851).

Filmado em 2005, 'Invisíveis' traz cinco pequenos episódios gravados pelos diretores Wim Wenders, Mariano Barroso, Isabel Coixet, Javier Curcuera e Fernando León de Aranoa. Para realizá-las, cada um dos diretores visitou um projeto de MSF. O resultado são histórias sensíveis passadas na República Centro-Africana, Bolívia, Colômbia, Uganda e República Democrática do Congo.

No primeiro episódio, intitulado Cartas para Nora, Isabel Coixet conta a história de uma jovem boliviana que migrou para a Espanha e cuja família sofre com a doença de Chagas, enfermidade que afeta 18 milhões de pessoas na América Latina. Em Crimes invisíveis, Wim Wenders mostra a situação de mulheres vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo.

Boa noite, Ouma, episódio filmado por Fernando León de Aranoa, reúne histórias das crianças de Uganda que tentam fugir das milícias que querem raptá-los para fazê-los soldados. Em O sonho de Bianca, Mariano Barroso mostra a dificuldade de uma mulher da República Centro-Africana em conseguir injeções de eflornitina, substância de difícil acesso no mundo em desenvolvimento e vital para o tratamento da doença do sono, mas que é facilmente encontrada nos países industrializados e neles utilizada para remover pêlos do rosto. Por fim, A voz das pedras, de Javier Corcuera, mostra a vida das famílias rurais colombianas que tiveram de deixar suas terras por medo dos grupos armados.

Inicialmente, o filme foi feito para exibição apenas na televisão espanhola. No entanto, seu conteúdo despertou interesse do Festival de Berlim, que o exibiu no ano passado. Desde então, Invisíveis já foi visto por milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o filme foi exibido no Festival de Cinema do Rio e na 34ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print