Inundações no Paquistão: MSF fornece apoio em algumas das áreas mais atingidas

O aumento da assistência humanitária é urgentemente necessário para responder a emergências massivas.

O Paquistão está sofrendo uma destruição generalizada devido a inundações após intensas chuvas de monção, que afetaram pelo menos 33 milhões de pessoas. Um terço do país está agora debaixo d’água, segundo autoridades paquistanesas. Equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão fornecendo cuidados de saúde primários, água potável e suprimentos essenciais, embora o acesso a algumas áreas permaneça extremamente desafiador. Muitos de nossos próprios profissionais foram diretamente afetados pelo desastre, incluindo colegas cujas casas foram inundadas. Com base no grande número de pessoas afetadas, é necessário um aumento urgente da resposta humanitária.

O sul e o centro do Paquistão foram as regiões mais afetadas, particularmente as províncias de Baluchistão e Sindh, que registraram mais de quatro vezes a quantidade normal de chuva para esta temporada, de acordo com o departamento meteorológico do país. Mais de mil pessoas morreram e mais de 1.500 ficaram feridas.

As equipes de MSF veem necessidades generalizadas de água potável, abrigo e instalações sanitárias. Com estradas e pontos de acesso inundados, alimentos e outros suprimentos estão diminuindo. Agentes humanitários estão buscando apoiar a distribuição de alimentos e itens de primeira necessidade. A falta de água e saneamento adequados cria riscos graves de surtos de doenças transmitidas pela água, como a cólera. Numa etapa posterior, espera-se um aumento de doenças transmitidas por vetores, como dengue e malária. Com chuvas fortes previstas para continuar ao longo da estação das monções, medidas devem ser tomadas para proteger as pessoas que foram deslocadas em áreas que permanecem propensas a novas inundações.

Resposta de MSF no Baluchistão

Foto: MSF

No Baluchistão, 31 dos 33 distritos foram gravemente afetados. Áreas ao redor de Dera Murad Jamali (DMJ) sofreram inundações significativas nas últimas duas semanas. As equipes de MSF, incluindo profissionais cujas próprias casas foram inundadas, responderam rapidamente para fornecer cuidados de saúde primários às pessoas deslocadas pelo desastre. Fornecemos ajuda a pessoas reunidas ao longo das estradas, em escolas e outros abrigos improvisados.

MSF iniciou clínicas móveis em Dera Murad Jamali, fornecendo cuidados de saúde primários e atividades de promoção da saúde. Nossas equipes também estão fornecendo encaminhamentos para o hospital-sede do distrito de DMJ apoiado por MSF. A maioria dos pacientes apresentou infecções respiratórias, febre, doenças de pele ou diarreia. Também estamos rastreando a desnutrição, e atendemos crianças de nossas atividades regulares do centro de alimentação terapêutica ambulatorial (ATFC) nas clínicas móveis. Nestes primeiros dias da resposta, não estamos vendo um grande número de pacientes. Isso provavelmente se deve aos desafios de acesso, com muitas cidades e vilarejos isolados pela inundação.

Nossas clínicas móveis funcionam diariamente, e a equipe está visitando atualmente três locais ao redor de Dera Murad Jamali. MSF está fornecendo água potável, estabelecendo pontos de distribuição de água e distribuindo itens não alimentares, com kits que incluem sabão, baldes, utensílios de cozinha e redes mosquiteiras. Outra equipe de MSF está avaliando as necessidades no distrito de Killa Abdullah, no noroeste da província do Baluchistão.

MSF também tem projetos em Quetta e Chaman – ambas na província de Baluchistão – perto da fronteira com o Afeganistão. A equipe criou pontos de distribuição de água de emergência na cidade de Quetta e doou aproximadamente 300 kits de itens não alimentares. Em Chaman, MSF começou a consertar canos de água danificados, distribuir itens não alimentícios e administrar uma clínica móvel.

Alcançando pessoas em Sindh, Punjab e Khyber Pakhtunkhwa

Foto: MSF

Após enfrentar dificuldades de transporte devido à destruição de estradas, nossas equipes chegaram a acampamentos no distrito de Dadu, na província de Sindh, onde as pessoas que foram deslocadas estão se abrigando. As equipes de MSF estão atualmente avaliando as necessidades e se preparando para fornecer apoio. Cerca de 50% a 60% das casas erguidas com a construção tradicional de barro foram destruídas pelas águas da inundação, e algumas pessoas vivem nas margens do rio. Há necessidades imediatas de água potável, kits de higiene e cuidados médicos para evitar a propagação de infecções de pele e diarreia. Nossas equipes estão se preparando para possíveis surtos de doenças transmitidas pela água e outras infecções.

Também estamos avaliando as necessidades nos distritos de Dera Ghazi Khan e Rajanpur, na província de Punjab, e Charsadda e Nowshehra, na província de Khyber Pakhtunkhwa.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print