Indonésia: MSF continua prestando assistência médica às vítimas do tsunami

Assistência emergencial de MSF entra no seu sétimo dia com 191 pacientes já atendidos

Prestando assistência médica às vítimas do tsunami

Atualização:

Até o dia 3 de janeiro, nossas equipes atenderam 472 pessoas, incluindo 20 gestantes e 15 pacientes que precisaram de acompanhamento médico. Os casos mais comuns são infecções do trato respiratório superior, dores musculares, dores de cabeça, trauma acidental e infecções de pele.

As fortes chuvas que caíram na região no dia 1º de janeiro causaram alagamentos, piorando a situação no sub-distrito de Labuan. MSF está oferecendo apoio aos centros de saúde de Labuan e Carita, em Pandeglang, com três clínicas móveis que levam ajuda médica a 17 pontos de atendimento, em vilarejos e postos de saúde.

A equipe de MSF está atualmente no 7º dia de fornecimento de assistência médica aos centros de saúde em Labuan e Carita – que estão entre as áreas mais afetadas pelo tsunami que atingiu o Estreito de Sunda na Indonésia – bem como ao trabalho de uma clínica móvel e à realização de acompanhamento médico entre abrigos e comunidades de pessoas deslocadas internamente.

“MSF criou dois tipos de equipes médicas de emergência, fixas e móveis. Estamos apoiando os centros de saúde existentes e visitando as populações afetadas nas comunidades. Nos centros de saúde, MSF oferece assistência médica e também assegura que os protocolos de controle e prevenção de infecções sejam implementados”, disse a dra. Dirna Mayasari, coordenadora médica adjunta de MSF na Indonésia.

A equipe de MSF também iniciou o fornecimento de primeiros socorros psicológicos entre alguns pacientes atendidos. Um programa de saúde mental será lançado por MSF nas próximas semanas.

Até 28 de dezembro de 2018, a equipe de MSF tratou e encaminhou 44 pacientes nos dois centros de saúde em Labuan e Carita. A clínica móvel mantida por MSF tratou um total de 147 pacientes provenientes de 10 kampongs / abrigos. MSF também fornecerá check-ups médicos para 12 gestantes dos abrigos e outros 13 pacientes. Alguns pacientes que necessitam de medicamentos para doenças crônicas também foram identificados.

De acordo com a avaliação de MSF, as necessidades médicas urgentes dos sobreviventes do tsunami incluem: acompanhamento médico eficaz para pacientes com trauma e pessoas com doenças crônicas; cuidados pré-natais e pós-natais, bem como parto seguro; e detecção precoce de possíveis surtos de doenças.

MSF também avaliou o acesso limitado a instalações de água e banheiros em quase todos os abrigos de evacuação. Higiene e saneamento também precisam ser melhorados. Outras áreas para melhoria são o sistema de entrega de alimentos e o fornecimento de cobertores e lençóis, especialmente nesta estação chuvosa. Estamos coordenando com as autoridades para melhorar essas áreas.

Possível expansão das ações médicas de MSF

MSF está avaliando a expansão de sua atual atuação médicas para cobrir também o sub-distrito de Panimbang, localizado na parte sul de Pandeglang.

“O sub-distrito de Panimbang é uma das áreas mais afetadas e de difícil acesso. Há muitas pessoas afetadas nessa área que ainda não receberam assistência médica e apoio”, disse o dr. Nyi Wynn Soe, coordenador médico de MSF na Indonésia.

Com base em uma avaliação rápida conduzida por MSF, os vilarejos no sub-distrito de Panimbang são bastante remotos e as pessoas afetadas estão espalhadas entre as comunidades de acolhimento nas colinas. Em uma avaliação inicial de MSF, em colaboração com os centros de saúde indonésios, a equipe tratou alguns pacientes que encontrou ao longo do caminho e encaminhou alguns deles para um hospital.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print