Honduras: MSF apoia comunidades afetadas pelo furacão Eta

Cerca de 3 mil pessoas foram impactadas, a maioria na região norte do país

Honduras: MSF apoia comunidades afetadas pelo furacão Eta

Médicos Sem Fronteiras (MSF), em colaboração com as autoridades de Honduras, atua nos cuidados às comunidades afetadas pelas enchentes causadas pelo furacão Eta. A tempestade foi responsável por grandes estragos no país desde terça-feira, 3 de novembro, afetando 2.885 pessoas, segundo dados oficiais, sendo que os que vivem no norte do país estão entre os mais impactados.

“Doamos medicamentos ao ministério da saúde municipal e implantamos uma equipe para entregar kits básicos e avaliar a situação dos abrigos no município de Choloma”, disse Juan Carlos Arteaga, coordenador do projeto de MSF na cidade. “Também temos uma equipe psicológica remota disponível para as pessoas que precisam de apoio, bem como equipes de atendimento médico, se necessário.”

Como uma organização médico-humanitária, MSF mantém atendimento de emergência e serviços de saúde na Clínica Materna Choloma. MSF doou suprimentos, incluindo medicamentos, equipamentos para prevenir a disseminação da COVID-19 – como máscaras e géis antibacterianos – e itens básicos não alimentares para famílias em abrigos. Também mantemos um serviço de ambulância de emergência para transferência de pacientes.

“Continuamos avaliando a situação e mantemos comunicação constante com as autoridades competentes para identificar as necessidades mais urgentes decorrentes desta emergência”, acrescentou Arteaga.

Até agora, MSF prestou assistência a cerca de mil pessoas em Choloma. A organização monitora de perto a emergência e está preparada para responder com serviços médicos e psicológicos adicionais e o fornecimento de itens essenciais, se necessário.

MSF tem fornecido apoio médico humanitário à população hondurenha há 46 anos. A primeira intervenção de MSF em Honduras foi em 1974, no contexto do furacão Fifi, e desde então temos prestado atendimento médico independente, neutro e imparcial à população em resposta a várias crises que afetaram o país.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print