Filipinas: tufão Hagupit perde força e equipes de MSF avaliam situação em Samar

Situação é bem menos grave do que devastação causada pelo tufão Haiyan no país, no final de 2013

filipinas-msf

O tufão Hagupit enfraqueceu e, ainda que não se tenha a exata dimensão do prejuízo causado às Filipinas, não parece ter sido tão grave quanto o esperado, afirma o coordenador-geral da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) no país, Olivier Aubry.

“A situação é muito diferente do ano passado”, diz Olivier. “O tufão Hagupit atingiu as ilhas com intensidade equivalente à categoria três, o que significa muito menos ventos e chuvas do que vimos com o tufão Haiyan, que foi de categoria cinco. Embora não tenhamos dados oficiais, parece que as evacuações foram eficientes e houve menos mortes.”

O tufão, que atingiu primeiramente a cidade de Dolores, no leste de Samar, na noite de domingo, agora move-se rumo ao noroeste de Torrijo, na ilha de Marinduque. Atualmente, o tufão tem sido reportado como categoria um e lento como uma tempestade tropical.

Com o nível de estragos e necessidades médicas ainda indefinidos em Samar, equipes de MSF em Tacloban estão se preparando para partir amanhã para avaliar regiões da ilha.  

A equipe, que consiste em um coordenador de campo, um logístico e um referente médico, vai viajar de carro pelo sudoeste de Samar antes de chegar a Taft, no leste da ilha.

As equipes cirúrgicas e de coordenação de MSF permanecem em alerta em Manila, impossibilitadas de partir por causa das más condições climáticas ali e nas áreas afetadas pelo tufão. MSF tem dois helicópteros à disposição que podem transportar as equipes rapidamente para Tacloban e para as regiões da ilha de Samar que foram atingidas logo que possível.

A previsão é a de que as equipes partam para Tacloban amanhã, e a equipe de coordenação deve avaliar a situação no nordeste de Samar.

Enquanto isso, o pessoal de MSF em Tacloban reportou uma melhora das condições climáticas com chuvas leves e inundações apenas em regiões próximas do mar.

O Hospital Provincial de Leyte, apoiado por MSF, estava funcionando normalmente, com toda a equipe de volta ao trabalho. Hoje, 33 mães e bebês estão internados no hospital, e uma cesariana foi realizada durante a noite. Seis outras pessoas surgiram com ferimentos relacionados com o tufão.

“É assim mesmo que as coisas funcionam”, comenta o coordenador do projeto em Tacloban, Elvis Otieno. “Estamos funcionando, com pacientes dando entrada no hospital hoje. As pessoas estão de volta às ruas e os carros de volta às estradas.”

MSF atuou nas Filipinas durante a resposta ao tufão Haiyan em 2013, oferecendo serviços médicos às populações afetadas no leste de Visayas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print