Febre de Lassa: o desafio para diagnóstico e tratamento

Só em 2018, estados da Nigéria relataram 3.498 casos suspeitos da doença

Febre de Lassa: o desafio para diagnóstico e tratamento

Este ano marca 50 anos desde a descoberta do vírus causador da febre de Lassa na aldeia de Lassa, na Nigéria. A doença é um tipo de febre hemorrágica viral, endêmica nos países da África Ocidental, como Nigéria, Serra Leoa, Guiné, Libéria e Benin.

“Já se passou meio século desde que a febre de Lassa foi descoberta no norte da Nigéria, mas os profissionais de saúde na África Ocidental ainda precisam de equipamento e treinamento adequados para gerenciar com segurança pacientes de todas as idades afetados pela doença”, disse a dra. Hilde De Clerck na primeira conferência internacional sobre a febre de Lassa, realizada nos dias 16 e 17 de janeiro em Abuja, Nigéria.

Apesar de afetar até 300 mil pessoas por ano em toda a África Ocidental, e causar mais de 5 mil mortes por ano, a febre de Lassa é uma doença pouco conhecida, difícil de diagnosticar e tratar. Apenas alguns laboratórios nas áreas afetadas podem diagnosticar o vírus – o que pode levar a atrasos no início do tratamento. Embora seja disseminada inicialmente pelo contato com ratos infectados, o manejo da febre de Lassa requer o uso apropriado de equipamentos de proteção individual e outras medidas de prevenção e controle de infecção, para proteger os profissionais de saúde e parentes dos pacientes.

“Um dos principais desafios do tratamento da febre de Lassa é a natureza da doença em si, porque no início se parece com outras doenças, como a malária. Muito tempo é desperdiçado antes que o paciente realmente receba o tratamento, e o prognóstico é muito ruim se o tratamento não for iniciado dentro de seis dias a partir do início dos sintomas. O que podemos fazer para lidar com isso é fazer testes de rotina em quase todo mundo que tem febre para garantir o tratamento adequado”, disse o comissário de Saúde do Estado de Ebonyi, dr. Umezurike Daniel.

Em março de 2018, as equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) se uniram à resposta a um dos maiores surtos de febre de Lassa na história da Nigéria. Vinte e três estados na Nigéria relataram 3.498 casos suspeitos da doença em 2018, com 45 profissionais de saúde dentre os 633 casos confirmados. MSF continua apoiando o Hospital Federal de Ensino Abakaliki (FETHA) de 700 leitos, e o Ministério da Saúde (MS) no Estado de Ebonyi, que foi um dos mais afetados pelo surto.

“Um dos principais objetivos da colaboração de MSF com o FETHA e o Ministério da Saúde do Estado de Ebony é treinar a equipe do hospital para se proteger da infecção, identificando rapidamente e isolando com segurança os casos suspeitos de febre de Lassa presentes nas enfermarias. Também pretendemos desenvolver práticas aprimoradas de gestão de casos e facilitar ações preventivas na comunidade. Todas essas medidas são passos importantes para salvar vidas e reduzir a transmissão da doença”, disse a dra. Maikere Jacob, coordenadora médica de MSF na Nigéria.

 

MSF está presente em nove estados da Nigéria. Além de apoiar o gerenciamento da febre de Lassa no estado de Ebonyi, a organização responde às necessidades humanitárias devido ao conflito em vários locais nos estados de Borno e Yobe. No estado de Sokoto, MSF oferece cirurgia reconstrutiva e tratamento abrangente para crianças que sofrem de Noma. Em Port Harcourt, os sobreviventes de violência sexual recebem assistência médica e psicológica. No estado de Zamfara, MSF trata crianças afetadas pelo envenenamento por chumbo. No estado de Cross River, MSF presta cuidados de saúde primários aos refugiados dos Camarões.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print