Exposição Multissensorial chega a Porto Alegre

Mostra ficará no Mercado Público e terá abertura às 18h, com a palestra do psiquiatra gaúcho Alberto Hexsel

No mês de maio, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) vai trazer o seu universo para o Mercado Público de Porto Alegre. A mostra "Médicos Sem Fronteiras no Mundo" aproxima o público de situações de emergência como guerras, exclusão social, catástrofes naturais e epidemias, cenários de atuação comuns para esta organização não-governamental criada em 1971, atuante hoje em mais de 60 países. A cerimônia de abertura está marcada para quinta-feira 7 de maio, às 18h. A palestra inaugural contará com a presença do psiquiatra Alberto Hexsel, que já esteve em missões no Uzbequistão e em Darfur, no Sudão.

"Escolher Porto Alegre é natural. Temos gaúchos trabalhando conosco no exterior e muitos dos nossos doadores são da região sul. Trata-se também de uma oportunidade para poder prestar contas, explicar melhor quem somos, onde atuamos e como somos organizados para o público gaúcho", diz Simone Rocha, Diretora-Executiva de Médicos Sem Fronteiras no Brasil.

A mostra multissensorial encena, em uma cabine escura e com chão de brita, as situações reais que os funcionários de MSF vivem em intervenções. O visitante poderá escutar o som ambiente de lugares onde MSF atua e, através de uma vídeo instalação, "agir" como um integrante da equipe de Médicos Sem Fronteiras. Durante cerca de três minutos, ele vivenciará a realidade operacional de projetos com diferentes focos: desnutrição, catástrofe natural, conflitos armados e epidemias.

"Com este evento, pretendemos trazer a realidade dos brasileiros que trabalham com Médicos Sem Fronteiras em missões humanitárias nas grandes emergências do momento", conta Simone.

Além do espaço multissensorial, há um mapa da atuação de MSF no mundo com destaque para as dez crises humanitárias que vêm sendo mais negligenciadas pela mídia e pelas autoridades competentes. Esse mapa é explicado pelos vários integrantes e voluntários que se revezarão no estande para atender ao público. O estande ainda conta com uma exposição fotográfica, composta de 12 imagens de projetos de MSF.

Os visitantes poderão ainda ver em um mapa onde estão os brasileiros que trabalham com MSF pelo mundo. Há também uma vitrine com mapas interativos, que mostrará a concentração de pessoas afetadas pela desnutrição, catástrofes naturais, conflitos e tuberculose.

Itinerante, a exposição é sucesso de público por onde passa. No Rio de Janeiro, "Médicos Sem Fronteiras no Mundo" esteve na estação Carioca do metrô e na Feira da Providência durante os meses de outubro e novembro de 2008 – quase 5 mil pessoas conheceram o trabalho de MSF. Em São Paulo, onde esteve por três meses e recebeu a visita de quase 50 mil pessoas, a mostra aconteceu nas estações Sé e Clínicas do metrô, além do Parque do Ibirapuera.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print