Você está aqui

Exposição fotográfica retrata rotina da população em situação de rua do centro do Rio

27/11/2003
“Sua Rua, Minha Vida” é o nome da exposição que MSF inaugura no Museu da República para sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua do Rio. São 24 fotos retratando a rotina dessas pessoas.

Muita gente não imagina como as pessoas que vivem nas ruas desempenham atividades tão rotineiras como tomar banho, escovar dente, cuidar da imagem, namorar, trabalhar, descansar, dormir, se alimentar, entre outras, sem ter uma casa, um lugar certo para guardar seus pertences mais íntimos, um teto para abrigá-los da chuva e do sol forte.

“Sua Rua, Minha Vida” é um passeio por um dia na vida dessas pessoas que enfrentam as mais diversas dificuldades para realizar atividades tão cotidianas de qualquer pessoa, estando ela na rua ou não.

Junto às 24 fotografias, depoimentos de moradores de rua nos ajudam a desvendar suas trajetórias, conhecer suas dificuldades, compartilhar seus sonhos e suas desesperanças.

A exposição “Sua Rua, Minha Vida” é uma iniciativa da ONG internacional Médicos Sem Fronteiras que há 3 anos vem trabalhando com a população adulta em situação de rua do centro do Rio de Janeiro, oferecendo cuidados de saúde, atendimento psicológico e orientação social a essas pessoas que têm seus direitos básicos negados diariamente, quer pela falta de documentação, quer pela discriminação que sofrem, quer pela desinformação sobre os direitos e deveres de todo cidadão brasileiro.

A exposição se tornou viável graças a uma parceria com a fotógrafa Fabrizia Granatieri, que trabalhou voluntariamente acompanhando por mais de 5 meses o cotidiano das pessoas atendidas por Médicos Sem Fronteiras no centro do Rio de Janeiro, e dos designers Luis Alberto Zúñiga e Cíntia Souto, que se ofereceram voluntariamente para retratar, nas salas do Museu da República, o universo das pessoas que vivem nas ruas do Rio de Janeiro, com objetos característicos dessa população, tais como carrinho para transportar papelão, entre outros.

Exposição “Sua Rua, Minha Vida”
Local: Museu da República – Rua do Catete, 153
Visitação: de 5 de dezembro de 2003 a 15 de fevereiro de 2004
terças, quintas e sextas, das 12 às 17h
quartas, das 14 às 17h
sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h

Leia mais sobre