Europa não encara de frente a ameaça da tuberculose

Dossiê de MSF revela que financiamento europeu para pesquisa sobre a doença é insuficiente e mal direcionado

Uma nova análise da organização médica humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostra como a Comissão Européia deixa de investir a quantia necessária para o descobrimento e desenvolvimento de novas vacinas, diagnósticos e tratamentos para a tuberculose (TB).

MSF solicita à Comissão Européia que aumente seu financiamento para pesquisa de medicamentos que possam combater a TB, uma epidemia global que mata 1,7 milhão de pessoas por ano.

"Tendo em vista que os testes e os remédios que usamos hoje em dia não são eficientes, as equipes de MSF que lutam contra a epidemia na África e na Ásia enfrentam uma tarefa quase impossível", conta o Dr. Tido von Schoen-Angerer, Diretor da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF. "Nós precisamos desesperadamente de novas vacinas, medicamentos e diagnósticos para a TB. Isso só vai acontecer com mais pesquisa", completa.

Esta necessidade é ainda maior devido à rapidez do contágio da TB entre as pessoas que vivem com HIV e ao crescente número de variações da doença resistentes a medicamentos, que não respondem da maneira esperada aos tratamentos comumente utilizados.

Em escala mundial, cerca de 1,45 bilhão de euros precisam ser gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). MSF estima que a União Européia poderia contribuir com 409 milhões de euros por ano, mas o dossiê mostra que a Comissão Européia dedicou apenas 18,7 milhões de euros à P&D em TB em 2007."A responsabilidade aqui está clara", afirma o Dr. Von Schoen-Angerer. "Os países vizinhos à Europa – e inclusive alguns que fazem parte da UE – lutam contra variações resistentes da doença, mas o financiamento à pesquisa continua tristemente baixo. A tuberculose está batendo forte na porta, mas a Comissão Européia está fingindo que é surda".

E os Estados-membros também não colaboram. Uma análise anterior de MSF descobriu que a Alemanha, maior economia da UE, contribui com apenas 7,5 milhões de euros em 2007. "A Comissão Européia não pode jogar a responsabilidade para os Estados-membros e vice-versa", disse o Dr. Von Schoen-Angerer.

O dossiê de MSF também mostra como a Comissão Européia adapta mal seus fundos para as necessidades dos desenvolvedores de vacinas, medicamentos e testes. A Comissão Européia ignora novas alternativas ao modelo de pesquisa baseado em patentes, como parcerias sem fins lucrativos e fundos de prêmios. Eliminando a necessidade de medicamentos caros para recuperar os gastos com pesquisa e desenvolvimento, estas alternativas inovadoras podem ser representativas no caso de pesquisas de doenças que são negligenciadas por não atraírem o investimento suficiente da indústria, como é o caso da tuberculose.

Ainda que focado em TB, o dossiê de MSF também analisou outras doenças negligenciadas. Em 2007, apenas 17,1 milhão de euros foram gastos em pesquisa e desenvolvimento para a malária. E mais: nenhum euro foi direcionado a otras doenças tropicais negligenciadas como a leishmaniose ou o mal de Chagas, embora estas doenças afetem milhões de pessoas nos países em desenvolvimento.

No Brasil, em outubro deste ano, o CNPq lançou uma convocatória no valor de US$ 8 milhões para financiar a pesquisa em doenças negligenciadas. Os projetos apresentados poderiam envolver estudos em dengue, mal de Chagas, esquistosomose, leishmaniose, malária, tuberculose e hanseníase. A convocatória anterior aconteceu em 2006 e destinava US$ 10 milhões para projetos de pesquisa neste tipo de doença.

MSF trata de quase 30 mil pessoas com tuberculose em 39 países ao redor do mundo.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print