“Eu não tinha ideia de que iria ter gêmeos, mas agora estou muito feliz”

Depois de ter seus primeiros 5 filhos em casa, Yakong comemora o nascimento de seus gêmeos em nosso hospital em Ulang, no Sudão do Sul.

“Eu não tinha ideia de que iria ter gêmeos, mas agora estou muito feliz”

Yakong, de 36 anos, é mãe de sete filhos. Seus gêmeos Both e Duoth – “primeiro” e “segundo”, na língua nuer – nasceram no final de março, em nosso hospital em Ulang. Antes da inauguração do hospital, os pacientes precisavam enfrentar longas caminhadas para chegar a serviços de saúde.

“Eu sou de Wachjak, um pequeno vilarejo à beira do rio Sobat, que fica a duas horas a pé de Ulang. Não há muitos empregos por lá. As pessoas passam fome com frequência. Nós cultivamos frutas e milho, mas a principal fonte de alimentos é a pesca. Meu filho mais velho tem 15 anos. Criar meus filhos tem sido um desafio. Alguns dos meus parentes, incluindo dois dos meus irmãos, morreram no conflito, e meu tio perdeu três de seus filhos. É muito triste. Eu acho que a paz vai mudar as coisas para melhor. Meus filhos terão uma vida melhor e vão poder ir para a escola e me ajudar, quando tiverem terminado seus estudos.

Esta é a primeira vez em que eu dou à luz em um hospital. Meus outros filhos nasceram em casa. Eu não tinha ideia de que iria ter gêmeos, mas agora estou muito feliz. Dei os nomes de Both e Duoth, que significam ‘primeiro’ e ‘segundo’, na língua nuer. O gêmeo maior tem estado um pouco doente, com diarreia, vômito e febre. Quando eu estava grávida, não estava confortável. Eu ficava tonta, sentia dores abdominais e estava perdendo fluidos. Eu sabia que não estava pronta para dar à luz, mas estava me causando dor. Eu tinha ouvido na comunidade que MSF tinha aberto um hospital em Ulang. Se eu não tivesse vindo aqui, poderia ter sido pior. No fim, eu tive um parto normal e não demorou muito. Nos sentimos mais seguros com a presença de MSF. Eu espero que eles não nos deixem.”
 

Saiba mais sobre nosso projeto em Ulang.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print