Enfermeira gaúcha fala sobre sua primeira missão na Somália

Ana Lúcia Silva passou dois meses trabalhando na unidade de MSF em Huddur, tratando de pacientes com tuberculose

Devido à grande instabilidade política e constantes ondas de violência, a atuação de atores humanitários na Somália tem se tornado cada vez mais difícil. A enfermeira gaúcha Ana Lúcia Silva, de 26 anos, pôde vivenciar o problema. Recrutada para trabalhar na cidade de Huddur por nove meses, viu sua missão ser suspensa no segundo mês devido a um ataque realizado contra um veículo de Médicos Sem Fronteiras (MSF), no qual três integrantes da organização foram mortos.

Apesar dos problemas, ela afirma que os esforços valem a pena. "Atendemos uma paciente que estava muito doente, muito magra. Um mês depois de iniciar o tratamento, ela tinha ganhado quatro quilos. Isso é muito gratificante. A recuperação de um paciente é o que importa", conta. De volta ao Brasil, ela se prepara agora para ir para o Camboja. Abaixo, ela fala sobre sua experiência com MSF.

Como era o dia-a-dia na Somália?
Foi uma experiência curta, pórem intensa. Cheguei em Huddur em um momento de bastante tensão e insegurança. A rotina na Somália é bastante restrita e faz com que sua dedicação ao trabalho seja total. A gente ía às 7h para o hospital e voltava às 14h para o acampamento, sempre em comboio. E não podíamos sair mais. Isso forçava uma convivência com os colegas da equipe. Por isso, acabavamos trabalhando sem parar. A energia elétrica era limitada, fornecida por geradores com horário para funcionar. A hora das refeições era a mais esperada, pois era o momento em que fazíamos algo diferente e nos desligávamos um pouco do trabalho.

Você foi para o projeto onde estava a enfermeira brasileira Kelly Cavalete. Você realizava as mesmas atividades que ela?
A Kelly pegou um período de transição. Ela fazia todas as atividades ligadas à parte de enfermagem. Eu cheguei em um momento em que um cargo novo estava sendo criado. Fui a primeira enfermeira exclusiva para tratar dos casos de tuberculose (TB). Todo o meu tempo era para tratar os pacientes com essa doença. Além disso, ajudei no processo de seleção de novos profissionais para atuar junto aos internos. Montamos uma nova estrutura para o tratamento da TB, com salas de curativo e outras três tendas para acomodar os pacientes, que eram muitos. Grande parte morava distante do hospital, então ficava inviável ir e voltar todos os dias. Com um espaço maior, as pessoas podiam passar a noite no centro de saúde e não corriamos o risco deles abandonarem o tratamento.

Antes de viajar, você disse que estava com muitas idéias para ajudar na realização do trabalho. Você conseguiu expó-las e executá-las?
Isso foi uma coisa que me surpreendeu muito. Achei que encontraria resistência por ser jovem e nova na equipe, mas o outros profissionais aceitaram muito bem as minhas idéias. Além de implementar as minhas sugestões, também tentavam melhorá-las. Isso foi muito legal. Fizemos educação continuada, visitas domiciliares, fisioterapia respiratória e corporal, exercícios matinais, coisas que não aconteciam antes.

Encontrou dificuldades para se adapatar na Somália?
Já fui com o pensamento de trabalhar. Então, quando você vai com um foco não tem como pensar em outras coisas. Quando cheguei e vi a quantidade de trabalho que tinha para se feito, pensei: "O que eu estou fazendo aqui". Mas respirei fundo e voltei para começar a fazer o que era necessário. Muitas vezes, o que as pessoas precisam é de um pouco de atenção, de serem ouvidas.

Como você lidava com as diferenças culturais?
Dentro do centro e do acampamento tinha que usar lenço na cabeça. Mas não foi nenhum sacrifício. Para eles, é muito importante. É um sinal de respeito a cultura local. Uma coisa que me marcou muito é que lá um homem não aperta a mão de uma mulher, a não ser que ele a respeite muito. Então, quando cheguei ninguém apertava minha mão. Mas eu já esperava por isso, sabia que era o costume. Depois de dois meses, quando tivemos que ir embora, houve uma reunião no acampamento e um dos supervisores, que é somali, me agradeceu pelo trabalho, apertou minha mão e me deu um abraço, que é o ponto máximo de confiança e respeito que se pode ter pelo outro. Isso pra mim valeu todo o tempo em que passei lá. Recompensou todo o trabalho realizado. Senti muito em ter que ir embora.

Como era a relação com a população somali?
A integração com a população foi muito legal. Eles queriam mostrar as músicas, as danças. Era muito tranquilo. Eles me respeitavam bastante, queriam conversar. Foi muito bom. O povo somali é muito batalhador.

Qual foi o momento mais tenso durante a missão?
Tivemos dois incidentes graves no ínicio do ano. Por isso, a gente fica um pouco tenso. Mas a última semana foi a mais tensa. O clima estava bastante estranho. Todos os dias, eu chegava no hospital preocupada em passar orientações para os profissionais nacionais, caso houvesse a necessidade de sair do pais rapidamente. Quando a situação ficou extremamente insegura e tivemos que sair, o chefe de missão chegou e disse que tinhamos dez minutos para fazer as malas e ir embora. Foi bastante triste ter que deixar um trabalho que estava sendo feito. Há também um sentimento ruim de estar indo embora e deixar para trás os colegas nacionais, que continuaram a trabalhar na unidade. Gostaria de ter tido tempo para me despedir dos pacientes. Poder falar com eles, dar mais uma palavra de incentivo para que eles não abandonassem o tratamento. É uma sensação de vazio. Apesar da saída repentina, a Somália deixou boas recordações.

O que mais te marcou durante a missão?
A confiança da população, a liberdade que eu tive para trabalhar e a cooperação com a equipe. As crianças também me marcaram bastante. Na Somália, é sinal de respeito você tirar foto com uma outra pessoa e teve uma mulher que me entregou o filho dela e pediu para que eu tirasse uma foto com ele. Isso me surpreendeu muito, muito mesmo.

Você já tem outros trabalhos planejados com MSF?
Sim. Dia 14 de abril, embarco para o Camboja. O trabalho será em um projeto HIV e tuberculose. É uma situação bastante diferente da Somália, outra cultura, novas pessoas. Acredito que não terei dificuldades para me adaptar.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print