Você está aqui

Darfur: um desafio ainda maior para a ação humanitária

29/10/2007
Conflito tornou-se incrivelmente complexo, com grupos dividindo-se em inúmeras facções. Impacto na população civil é devastador

Com as negociações de paz realizadas na Líbia, a atenção internacional voltou mais uma vez para Darfur. Depois de quatro anos, o conflito continua. O conflito pode ser menos intenso do que era em 2003 e 2004, mas tornou-se incrivelmente complexo.

Grupos armados dividiram-se em um número de facções que lutam por interesses diferentes. Alianças podem mudar repentinamente. Cidades e acampamentos de deslocados internos podem ser atacados sem nenhum aviso. O impacto na população civil é devastador.

As pessoas vivem no limite, muitas preparadas para fugir a qualquer momento. Os que encontraram refúgio nos acampamentos ou assentamentos perto das cidades lutam para sobreviver. A ajuda alimentar é limitada, os serviços médicos são escassos e em muitos lugares a ajuda humanitária sofreu sérios danos nos últimos dois anos.

Trabalhar em Darfur é um desafio constante. As organizações humanitárias devem ser flexíveis e estar preparadas para responder as dificuldades de se oferecer ajuda em um cenário instável, complexo e em constante mudança. Ainda assim, a frustração e a restrição enfrentadas pelas equipes de MSF não se comparam ao que nossos pacientes enfrentam diariamente.

Após quatro anos, com uma atenção internacional ao conflito significativa, a situação em Darfur só parece estar piorando.

Leia mais sobre