Crianças com HIV merecem um tratamento decente

Medicamentos adaptados a crianças, diagnósticos e estratégias de tratamento são necessidades urgentes

Tratar crianças e adolescentes soropositivos de maneira eficiente em contextos de recursos limitados é possível, mas medicamente adaptados, ferramentas de diagnóstico e estratégias de tratamento são necessidades urgentes para prevenir que haja mais mortes, de acordo com Médicos Sem Fronteiras (MSF). No documento de briefing, o "Running in Place", publicado por MSF nesta semana na XVII Conferência Internacional de Aids na Cidade do México, a organização expõe os enormes desafios que ainda enfrenta ao tratar mais de 10 mil crianças menores de 15 anos com a terapia anti-retroviral (ARV) em mais de 50 projetos ao redor do mundo.

Nos últimos cinco anos, MSF começou a tratar com ARV cerca de quatro mil crianças com menos de cinco anos em 20 países. Uma análise de todas as crianças envolvidas nesses programas de abril de 2002 a janeiro de 2008 mostrou que 79% delas ainda estão em tratamento. Infelizmente, crianças com menos de 12 meses de vida que também estavam nos programas tiveram muito menos probabilidade de sobrevivência, mostrando a necessidade crítica do acesso delas ao tratamento mais cedo.

"As crianças não estão lutando apenas contra a Aids, elas estão lutando contra o tempo. Sem tratamento, metade dessas crianças nascidas com HIV vai morrer antes do seu segundo aniversário", disse o Dr. Fernando Parreño, um pediatra que trabalha com MSF no Zimbábue, onde a organização está aplicando tratamento anti-retroviral (ART) em mais de 1,7 mil crianças. "Enquanto ainda estivermos empenhados em implementar uma prevenção mais eficaz das estratégias de transmissão vertical, ainda é imperativo que todas as crianças sejam diagnosticadas e depois comecem o tratamento o mais cedo possível, ou crianças demais vão continuar a morrer."

Em um programa de MSF em Homa Bay, Quênia, a sobrevivência de crianças após três anos de ART foi parecida com a informada por outros lugares em relação a adultos. Mesmo com os bons resultados, a supressão viral não foi alcançada em 50% dos tratamentos com crianças. É uma dificuldade atribuir definitivamente esses resultados específicos a uma aderência ruim do tratamento; no entanto, não há dúvidas de que há uma demanda urgente por combinações de doses fixas adaptadas ao uso pediátrico e estratégias de aderência apropriada a crianças – e contextos específicos.

"Tão poucas crianças nascem com HIV em países desenvolvidos que a pesquisa de formulações pediátricas não é uma prioridade para as companhias farmacêuticas", disse Karen Day, coordenadora farmacêutica da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF. "A maioria dos medicamentos disponíveis atualmente são pouco adaptados a contextos de recursos limitados, já que são ou em pó, que precisa ser misturado a água, ou xaropes de gosto amargo que precisam de refrigeração. Já para os medicamentos aprovados recentemente, nós não temos informações seguras em relação ao uso com crianças.

O resultado mais positivo nos programas de tratamento pediátrico de MSF foi obtido de um pacote completo que incluía tratamento, cuidado e medidas específicos para apoio a pacientes, incluindo a capacidade de compreender o tratamento, preparação anti-retroviral e aconselhamento e apoio sociais. Resultados positivos também foram obtidos em programas pediátricos de HIV descentralizados e baseados em cuidados de enfermagem.

"Apenas medicamentos não são o suficiente para manter crianças que vivem com HIV/AIDS vivas", disse a Dra. Helena Huerga de MSF-Quênia. "Eles e seus cuidadores precisam receber apoio psicossocial junto com seu tratamento, especialmente enquanto crescem e se tornam adolescentes, adultos etc.".

MSF oferece tratamento anti-retroviral para mais de 140 mil pessoas em 27 países. Dessas, dez mil são crianças.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print