Começam a surgir os primeiros casos de tétano entre os sobreviventes da tragédia na Ásia

Até o momento, pouco mais de 60 casos de tétano foram confirmados na região de Aceh. MSF já iniciou uma campanha de prevenção e está oferecendo as doses necessárias da vacina contra a doença, que tem um alto índice de mortalidade

Uma das doenças mais perigosas já identificadas na província de Aceh, Indonésia, após a tragédia na Ásia é o tétano. A transmissão do tétano, que pode ser fatal, é facilitada por ferimentos infeccionados e influenciada por fatores como calor, umidade e exposição a animais, terra e outros elementos. Mais de 60 casos já foram identificados pelas estruturas de saúde de Aceh até o momento, sendo que a maioria está sendo tratada no hospital principal de Banda Aceh e outros em Meulaboh e Sigli.

“Tétano é uma preocupação grande já que possui uma taxa de mortalidade de 25% e a cobertura vacinal contra a doença em Aceh é muito baixa”, disse Loris De Filippi, coordenador de saúde de MSF em Aceh. “É muito importante que as pessoas que tenham feridas abertas façam uma boa lavagem do local e depois mantenham a ferida coberta com curativo. Devemos fazer o possível para evitar que as pessoas, que possam se cortar ou se ferir enquanto buscam pertences na lama deixada após as tsunamis, desenvolvam o tétano”.

Após saber dos números preocupantes de casos de tétano na cidade na semana passada, MSF iniciou uma campanha de prevenção da doença em Banda Aceh na última sexta-feira, 14 de janeiro. MSF mantém uma clínica móvel formada por um médico e dois enfermeiros que oferece consultas médicas, curativos para os ferimentos e informações sobre a doença, em duas das áreas mais destruídas de Banda Aceh. A equipe móvel também já distribuiu mais de 500 pares de botas e 1.500 pares de luvas para as pessoas que trabalham nos destroços da cidade. Um carro equipado com megafones vem circulando pela área para informar as pessoas sobre o risco de infecção por tétano e as formas de prevenção.

Até o momento, os casos confirmados de tétano parecem estar concentrados em pessoas que se feriram durante as tsunamis e não naquelas que apresentaram ferimentos durante o trabalho de limpeza nas semanas que se seguiram ao desastre. A vacinação adequada contra a doença requer uma injeção inicial da vacina, a qual está sendo oferecida pela equipe de MSF, seguida de uma segunda dose 28 dias depois.

“O período de incubação do tétano é em média de três semanas, nos próximos dias, portanto, acreditamos que o número de casos aumente em Aceh”, disse De Filippi. “Iniciamos o trabalho de prevenção do tétano assim que identificamos que a doença seria um problema potencial, e manteremos um acompanhamento de perto já que também precisaremos fazer uma retrospectiva dos casos para nos prepararmos para as possíveis futuras emergências”.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print