Colômbia: MSF oferece apoio em saúde mental aos afetados pelo ataque no distrito de Timba, na região de Cauca

Incidente armado coincide com as negociações de paz entre governo e guerrilheiros das Farc

colombia-msb13418-anna-surinyach

Uma brigada móvel da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) está no distrito de Timba, no município de Buenos Aires – região de Cauca, no sudoeste da Colômbia –, prestando assistência à população local após um confronto no qual 10 soldados morreram nesta quarta-feira pela manhã.

Timba está localizado a uma hora de La Esperanza, onde o incidente ocorreu e onde uma segunda equipe de dois psicólogos e um médico esperam conseguir, nesta tarde, avaliar as necessidades da população local, se o acesso humanitário for possível.

“O incidente aconteceu em um bairro rural bem populoso, por isso, o impacto sobre a saúde mental da população civil pode ser significativo”, explica Pierre Garrigou, coordenador-geral de MSF na Colômbia. “Também pode haver pessoas que foram deslocadas e que tenham necessidades psicológicas e médicas para serem atendidas.”

Apesar da redução da intensidade do conflito, a organização de ajuda internacional mantém três equipes de psicólogos na região. “Nossas equipes móveis estão sempre prontas para responder imediatamente a eventos súbitos em áreas rurais, onde cuidados de saúde mental não são oferecidos em centros de saúde primária”, adiciona Pierre Garrigou.

Esse é o incidente armado mais grave desde o começo da trégua de dezembro e coincide com as negociações de paz entre o governo e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que, atualmente, estão reunidos em Havana.

MSF atua na Colômbia desde 1985, nas regiões de Cauca e de Nariño. Em Cauca, equipes de MSF oferecem terapia individual e em grupo em hospitais e bairros. As equipes treinam líderes comunitários, promotores de saúde, parteiras e professores para oferecerem primeiros socorros psicológicos quando um incidente violento ocorrer.Em 2014, equipes de MSF conduziram 1.247 consultas psicológicas na cordilheira Cauca.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print