Cólera no Líbano: MSF vacina pessoas enquanto a doença continua a se espalhar

Nossas equipes ampliaram os esforços de prevenção e tratamento no país em meio a um número sem precedentes de surtos de cólera em todo o mundo.

Foto: Mohamad Cheblak/MSF

Após o primeiro caso registrado de cólera no Líbano em quase três décadas, Médicos Sem Fronteiras (MSF) começou a vacinar pessoas em Arsal, Akkar, Trípoli e Baalbak-Hermel, no norte e no nordeste do país, onde a maioria dos casos foi registrada; a campanha nacional de vacinação contra a cólera, na qual a organização médica internacional colabora, foi lançada pelo Ministério da Saúde do Líbano.

Desde que o surto de cólera foi declarado, em 6 de outubro, dezenove mortes e 3.671 casos confirmados ou suspeitos foram relatados, até o dia 16 de novembro de 2022.

“Faz cinco dias desde que começamos a vacinar e, até agora, vacinamos 14.224 pessoas”, diz Caline Rehayem, coordenadora médica adjunta de MSF no Líbano.

“Nossas equipes estão indo de porta em porta em bairros, visitando casas, lojas e acampamentos, buscando ativamente pessoas para serem vacinadas e para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação contra uma doença altamente contagiosa”, explicou Caline.

Para conter efetivamente o surto, é crucial melhorar as medidas de prevenção da cólera, das quais a vacinação é um dos elementos críticos”.
-Marcelo Fernandez, coordenador-geral de MSF no Líbano.

“No entanto, se nenhuma ação significativa for tomada para garantir que as pessoas tenham acesso adequado à água potável e a serviços de saneamento no país, podemos esperar que a cólera e outras doenças infecciosas transmitidas pela água reapareçam regularmente no Líbano”, acrescenta Marcelo.

Foto: Mohamad Cheblak/MSF

As cerca de 600 mil doses de vacina contra a cólera recebidas pelo Líbano, como aquisição de primeira fase, devem ser administradas em coordenação com vários atores internacionais e locais. Nossos esforços de vacinação têm como alvo a população de libaneses e refugiados que vivem em áreas empobrecidas e/ou superlotadas no país, condições que colocam as pessoas em maior risco de contrair doenças infecciosas.

Foto: Tracy Makhlouf/MSF

Além de administrar vacinas contra a cólera, MSF também está atendendo pacientes. No Vale de Bekaa (Bar Elias e Arsal), MSF está administrando dois centros de tratamento de cólera com uma capacidade total de 70 leitos. Em Trípoli, norte do Líbano, e em Arsal, estão sendo criados pontos de reidratação oral para pessoas que não necessitam de hospitalização.

MSF também está fornecendo treinamento técnico aos profissionais de saúde libaneses sobre o tratamento de pacientes com cólera, mobilizando equipes para aumentar a conscientização sobre a doença e distribuindo kits de higiene para ajudar as pessoas a manter a higiene doméstica e pessoal essencial no Vale de Bekaa, norte e nordeste do Líbano (Bar Elias, Akkar, Baalbak-Hermel e Arsal).

 

MSF está atualmente fornecendo assistência médica gratuita para comunidades em vulnerabilidade em todo o Líbano, sejam elas libanesas, refugiadas ou trabalhadoras migrantes. Nossas equipes estão presentes em diferentes locais em todo o país, incluindo Vale do Bekaa, Akkar e Beirute. Nossos serviços incluem saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, cuidados pediátricos, vacinas e tratamento para doenças não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Com mais de 600 profissionais, realizamos cerca de 150 mil consultas todos os anos no Líbano.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print