Centenas de milhares de pessoas estão em risco, sem alimentação, moradia ou assistência médica em Kivu do Norte, na RDC

Como a violência e o conflito continuam a se intensificar, mais de 190 mil pessoas foram forçadas a se deslocar.

  • VOCÊ ESTÁ AQUI
  • Atualidades
  • Centenas de milhares de pessoas estão em risco, sem alimentação, moradia ou assistência médica em Kivu do Norte, na RDC
Foto: Alexis Huguet

“Toda a família estava no campo trabalhando quando o tiroteio começou. Fugimos e caminhamos por três horas na chuva até Rumangabo. Não conseguimos voltar para casa. Fugimos com o que tínhamos conosco”, diz Ponsie Benda, 54 anos.

Quando os confrontos entre o grupo armado M23 e o exército congolês se aproximaram de seu vilarejo, o pai de 13 filhos encontrou refúgio na escola primária do Parque Nacional de Virunga, em Rumangabo, em junho.

190 mil pessoas necessitadas

Como Ponsie, mais de 190 mil pessoas tiveram que fugir de suas casas nos territórios de Rutshuru e Nyiragongo, na província de Kivu do Norte, República Democrática do Congo, após a eclosão de confrontos intermitentes entre o grupo armado M23 e o exército congolês desde o final de março de 2022.

“Dormimos ao ar livre. Construí este abrigo com varas de madeira. Comemos folhas cozidas todos os dias. Minha esposa as colhe dos campos de outras pessoas, perguntando primeiro aos proprietários. Há uma ajuda mútua porque a comunidade sabe o quanto estamos sofrendo.”
– Ponsie, deslocado pelos conflitos em Kivu do Norte, RDC

A maioria das pessoas se reuniu ao longo da estrada nacional que liga Rutshuru a Goma, a capital do Kivu do Norte, muitas vezes em locais superlotados.

“Dormimos ao ar livre. Construí este abrigo com varas de madeira. Vou buscar folhas de banana e eucalipto para colocar por cima. Assim, pelo menos, as crianças ficarão um pouco mais protegidas”, diz Ponsie.

Quando ele e sua família chegaram a Rumangabo, as salas de aula da escola já estavam cheias, e eles não tinham escolha a não ser se instalar no quintal.

Foto: Alexis Huguet

No estádio Rugabo, no centro de Rutshuru, mais de 1.400 famílias se reuniram. O Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) construiu abrigos comunitários, mas, mesmo assim, as condições permanecem extremamente precárias: cerca de 35 famílias compartilham uma tenda de 18 por cinco metros.

“Quando chove, a água inunda o solo nos abrigos e passamos a noite alagados”, diz Agripine N’Maganya, 53 anos, que chegou a Rutshuru com seis de seus 10 filhos há mais de quatro meses. “Os outros já devem estar em Uganda neste momento. Não tenho notícias deles desde o voo”, ela se preocupa.

“A proximidade nos assentamentos para pessoas internamente deslocadas, combinada com a falta de chuveiros e latrinas, é um importante fator de risco para a disseminação de doenças infecciosas, como sarampo ou cólera”, diz Bénédicte Lecoq, coordenadora de emergência de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Rutshuru.

As pessoas estão com fome

Além da falta de abrigo, também há uma falta de comida. “Não temos nada para comer. Às vezes, as pessoas que conheço da minha aldeia me dão alguma comida que coletaram nos bairros”, explica Obed Mashabi, 20 anos, que se refugiou no estádio de Rugabo no final de março.
“Comemos folhas cozidas todos os dias”, conta Ponsie. “Minha esposa as colhe dos campos de outras pessoas, perguntando primeiro aos proprietários. Há uma ajuda mútua porque a comunidade sabe o quanto estamos sofrendo. Eles compartilham o pouco que têm.”

“As pessoas que tratamos estão com fome. É essencial aumentar a distribuição de alimentos ou a situação pode piorar ainda mais.”
– Bénédicte Lecoq, coordenadora de emergência de MSF em Rutshuru.

No hospital geral de referência de Rutshuru, a unidade apoiada por MSF para crianças gravemente desnutridas está lotada há várias semanas, com uma taxa de ocupação de 140%. Nas estruturas de saúde que as equipes de MSF estão apoiando nos territórios de Rutshuru e Nyiragongo, o número médio de consultas geralmente excede 100 por dia. As três principais doenças observadas são malária, infecções respiratórias e diarreia.

“Dada a escala das necessidades, nossas equipes não podem estar em todos os lugares. As estruturas de saúde estão sobrecarregadas e enfrentam uma grave falta de medicamentos. Diante dessa emergência, mais atores devem se mobilizar para garantir que todas as pessoas possam se beneficiar de cuidados gratuitos”, diz Bénédicte.

Além das necessidades imediatas, as consequências a longo prazo para as comunidades afetadas também são uma fonte de preocupação. A maioria depende da agricultura, portanto, a falta de acesso aos campos durante semanas ou mesmo meses pode agravar a insegurança alimentar de milhares de pessoas na região.

“Temos comida no vilarejo, nos campos, mas não podemos voltar. A guerra continua lá. Tudo deve estar apodrecendo”, diz Obed.

Assistência humanitária limitada

Embora a crise esteja em curso há vários meses, Agripine, Ponsie e Obed lamentam a falta de assistência humanitária recebida até agora. “Eu nunca recebi nenhuma distribuição de alimentos, nenhuma bacia, nenhuma panela, nada”, diz Agripino. “Ninguém veio aqui. Se tivéssemos recebido assistência, não estaríamos presos ao ar livre desse modo”, acrescenta Ponsie.

O recente aumento da violência nos territórios de Rutshuru e Nyiragongo está agravando uma situação humanitária já terrível, com um total estimado de 1,6 milhão de pessoas deslocadas e mais de 2,5 milhões de pessoas necessitadas na província do Kivu do Norte em junho de 2022 .

Para Agripine, quanto mais as semanas passam, mais a esperança de voltar para casa diminui.

“Não tenho esperança de ir para casa em breve. Não há sinal de melhora”, diz ela, cansada. Ponsie compartilha seu desânimo, dizendo: “Por que ainda há guerra no Kivu do Norte? Não é a primeira vez que temos que fugir. Não sei como meus filhos podem crescer na guerra.”

Foto: Alexis Huguet

Nossas equipes continuam adaptando sua resposta de acordo com a evolução da situação e as necessidades. Estamos apoiando os centros de saúde em Rubare, Kalengera, Munigi e Kanyaruchinya, e estabelecemos duas clínicas temporárias: uma no estádio de Rugabo, no centro de Rutshuru, e outra ao lado do posto de saúde de Rumangabo, onde muitas pessoas deslocadas se reuniram. MSF também construiu latrinas e chuveiros em vários locais e está ajudando a melhorar o abastecimento de água. Em Munigi, por exemplo, as equipes de MSF estão fornecendo água limpa diariamente em quatro locais, além do centro de saúde, e distribuíram kits de higiene, incluindo sabão, galões e absorventes íntimos para mais de mil famílias.

MSF também está presente no território de Kisoro, em Uganda, para prestar assistência a pessoas que fugiram através da fronteira. Nossas equipes estão apoiando o centro de saúde Bunagana e o Hospital Distrital de Kisoro. No acampamento de trânsito de Nyakabande, MSF fornece cuidados de saúde primários e construiu 20 abrigos semi-temporários, além de 50 chuveiros e latrinas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print