Autoridades italianas fazem ataque grotesco a operações de resgate no Mediterrâneo

MSF condena o pedido do governo italiano para a apreensão do navio Aquarius.

Navio Aquarius
A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena veementemente a decisão de autoridades judiciais italianas de solicitar a apreensão do navio Aquarius por supostas irregularidades na disposição de resíduos a bordo da embarcação. A medida é desproporcional e sem fundamento, com o único objetivo de criminalizar as ações médico-humanitárias que buscam salvar vidas no mar. 
 
“Após dois anos de alegações difamatórias e sem fundamento de cumplicidade com traficantes de pessoas, investigações judiciais e entraves burocráticos contra nosso trabalho humanitário, somos agora acusados de crime organizado com o objetivo de traficar resíduos ilicitamente. A tentativa mais recente das autoridades italianas de deter as ações de busca e resgate a qualquer custo é grotesca”, disse Karline Kleijer, chefe de emergências de MSF.   
  
O pedido de apreensão do Aquarius e a ordem de congelamento de algumas de nossas contas bancárias ocorre após uma investigação da Promotoria da Catania a respeito da destinação do lixo gerado a bordo do navio, com menção específica a restos de comida, roupas de pessoas resgatadas e resíduos das atividades médicas da embarcação.
 
As operações portuárias das embarcações de busca e resgate operadas por MSF, incluindo a gestão de resíduos, sempre seguiram os procedimentos padrão. As autoridades competentes não questionaram estes procedimentos nem identificaram qualquer ameaça à saúde pública desde o início das operações de busca e resgate de MSF, em 2015.
 
MSF está totalmente à disposição para cooperar com as autoridades italianas, mas questiona a interpretação dos eventos feita pela Promotoria e rechaça acusações de envolvimento em qualquer tipo de atividade criminosa relacionada à suposta gestão ilícita de resíduos. Após analisar a ordem de apreensão e realizar uma análise interna, concluindo que as alegações parecem ser imprecisas e falaciosas, MSF decidiu que vai entrar com um recurso nos tribunais de revisão italianos.
 
“Estamos mais do que prontos a esclarecer os fatos e assumir a responsabilidade pelos procedimentos operacionais que seguimos, mas reafirmamos com convicção a legitimidade e a legalidade de nosso trabalho humanitário”, disse Gabriele Eminente, diretor-geral de MSF na Itália. “Este clima de ataques reiterados e acusações sem base ocasionou os verdadeiros crimes que estamos vendo atualmente no mar. Somente neste ano, mais de 2 mil pessoas morreram no Mediterrâneo, enquanto outras ainda continuam a empreender a perigosa jornada no mar sem que tenha restado nenhum barco de busca e resgate para salvar suas vidas. Aqueles que conseguem sobreviver são devolvidos à detenção desumana e arbitrária na Líbia, em desrespeito total ao direito marítimo internacional e leis de proteção a refugiados.  
“Dois anos de campanhas de difamação contra as atividades de busca e resgate, acusações infundadas de atividade criminosa e o fechamento de locais de abrigo têm impedido a ação humanitária e desencorajado navios de todos os tipos a resgatar pessoas em perigo em botes no mar Mediterrâneo. O resultado é o aumento do sofrimento humano, já que a Guarda Costeira da Líbia, financiada pela União Européia, devolve mais e mais sobreviventes interceptados em águas internacionais e os manda de volta para a detenção arbitrária na Líbia, em violação ao direito internacional”, agregou Kleijer.  
  
Com cinco embarcações humanitárias de busca e resgate e um total de três anos de operações no mar, MSF resgatou e prestou assistência a mais de 80 mil pessoas de maneira coordenada com autoridades marítimas e em observância irrestrita a leis nacionais e internacionais. O Aquarius está agora paralisado em Marselha depois de ter tido sua bandeira de registro revogada duas vezes em dois meses, como resultado de pressões políticas coordenadas.
 
 
 
 
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print