Ataques violentos a comunidades, instalações médicas e profissionais de saúde em Kreneik e El Geneina, no Sudão

Bakri Abubakr, gerente de operações de MSF no Sudão, fornece um panorama geral sobre a situação

“Os ataques violentos começaram em Kreneik no último fim de semana, onde nossas equipes receberam a confirmação de que o hospital que apoiamos foi atacado. Três pessoas, incluindo dois profissionais de saúde, foram mortas. A farmácia do hospital também foi saqueada. As equipes de MSF não estavam presentes na instalação no momento do ataque e retornaram à nossa base permanente em El Geneina no dia 19 de abril.

O Hospital Universitário de El Geneina, na capital de Darfur Ocidental, no qual a equipe de MSF estava trabalhando, também sofreu uma violenta invasão, com tiroteios ocorrendo dentro das instalações, incluindo na sala de emergência. Uma equipe do hospital foi morta, e os profissionais de saúde, incluindo os de MSF, foram evacuados.

Estamos chocados com esses ataques e enviamos nossas sinceras condolências às famílias daqueles que foram mortos. Condenamos estas invasões nos termos mais fortes possíveis. Em conflitos, as estruturas médicas e a equipe são protegidas e isto deve ser respeitado por todas as partes beligerantes em todos os momentos.

Como resultado da violência e da insegurança contínuas nas diferentes partes de Darfur Ocidental, incluindo esses ataques a dois hospitais, as equipes de MSF não conseguiram chegar às instalações de saúde que apoiamos ou realizar clínicas móveis e suas atividades em El Geneina e não podemos retornar a Kreneik. Estamos incrivelmente preocupados com o impacto que isso terá nas pessoas, que enfrentaram ondas de violência, o que as impediu de procurar os cuidados médicos de que precisam e deixando-as em extrema necessidade de assistência antes mesmo desse ataque.

Nossas equipes estão acompanhando de perto a situação de segurança para garantir que possamos começar a trabalhar para fornecer cuidados médicos e assistência humanitária vital assim que for seguro”.

 

MSF realiza diferentes projetos no estado de Darfur Ocidental. Prestamos assistência humanitária e serviços de saúde primários às comunidades locais e às pessoas deslocadas internamente por meio de clínicas móveis e fixas na cidade de El Geneina e seus arredores. Também apoiamos o Hospital Universitário de El Geneina e, recentemente, começamos a apoiar as comunidades de deslocados internos e de acolhimento na localidade de Kreneik por meio de clínicas móveis e apoiando as principais unidades de saúde da cidade de Kreneik.

MSF atua no Sudão desde 1978. Nos últimos anos, nossas operações estão mais concentradas em Cartum, Gedaref, Nilo Azul, Kassala, Darfur Oriental, Darfur Ocidental, Estados do Darfur Sul e Central, com equipes de emergência implementando intervenções em outras áreas, conforme necessário.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print