Antibiogo: um aplicativo revolucionário para combater a resistência a antibióticos

Ferramenta desenvolvida por MSF facilita a leitura e a interpretação de testes que determinam a sensibilidade das bactérias a diferentes antibióticos.

Foto: Ismael Diallo/MSF

Tendo recebido a certificação CE (Conformité Européenne)* recentemente, o aplicativo Antibiogo será implantado a partir deste mês em vários laboratórios de Médicos Sem Fronteiras (MSF). Essa ferramenta de diagnóstico inovadora – desenvolvida e testada pela Fundação MSF para atender às necessidades de países de baixa e média renda – estará disponível através de um aplicativo gratuito, offline e para download e oferece uma esperança considerável de desacelerar a resistência a antibióticos, uma grande ameaça à saúde pública.

O aplicativo permite que técnicos de laboratório que não são especialistas leiam e interpretem antibiogramas, o teste que determina a sensibilidade das bactérias a diferentes antibióticos. Esse teste, que é essencial para ajudar os médicos a prescrever os antibióticos mais eficazes para seus pacientes, é interpretado por microbiologistas que geralmente não estão disponíveis em países de baixa e média renda.
A resistência antimicrobiana (RAM), reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma grande ameaça à saúde pública, causou 1,27 milhão de mortes em 2019. Se nada for feito, ela pode se tornar a principal causa de mortalidade, com 10 milhões de mortes por ano globalmente a partir de 2050.

“Graças ao Antibiogo, qualquer técnico de laboratório de microbiologia, em qualquer lugar em países de baixa e média renda, poderá ler e interpretar um antibiograma diretamente em seu celular e conhecer o perfil de resistência das bactérias responsáveis pela infecção do paciente. Utilizado adequadamente, é uma nova ferramenta de diagnóstico fantástica que ajudará a garantir um acesso mais amplo a testes bacteriológicos de alta qualidade, mesmo na ausência de microbiologistas. Isso tornará possível não apenas tratar os pacientes com os antibióticos mais apropriados, mas também reduzir a resistência aos antibióticos”, explica o Dr. Nada Malou, coordenador do programa Antibiogo.

Foto: Soriya Thach/MSF

Além disso, a grande maioria dos testes de diagnóstico são desenvolvidos em países de alta renda seguindo a lógica do mercado e, uma vez lucrativos, são disponibilizados para países com recursos limitados sem levar em conta a especificidade de seus contextos.

“O Antibiogo é inovador, visto que foi criado com base na necessidade identificada em países com recursos limitados, desenvolvido com usuários desses países e seus dados e testado nas populações que vão se beneficiar dele. O modelo de desenvolvimento deste dispositivo médico é o inverso do que normalmente observamos e atende às necessidades reais observadas em países de baixa e média renda”, continua o Dr. Nada Malou.

Em países de alta renda, a prescrição de antibióticos é facilitada pelo uso de sistemas automatizados para leitura e interpretação de antibiogramas e pela experiência de microbiologistas. No entanto, em países de baixa e média renda, que não possuem esse equipamento caro ou número suficiente de microbiologistas clínicos, a identificação da resistência a antibióticos é muito mais complicada, ou muitas vezes ausente.

O Antibiogo é baseado em processamento de imagem, tecnologia de inteligência artificial e um sistema especializado. Na prática, a aplicação permite aos técnicos de laboratório medir os diâmetros de inibição encontrados nos antibiogramas e, especialmente, interpretar seus resultados, sem necessariamente ter experiência em microbiologia.

Foto: Ismael Diallo/MSF

No setor, os resultados mostram um nível muito alto de concordância, variando de 90 a 98% dependendo da bactéria, quando comparados com a interpretação feita por microbiologistas qualificados.

O aplicativo móvel Antibiogo desenvolvido pela Fundação MSF será usado primeiro em laboratórios da organização no Mali, República Centro-Africana, Jordânia e Iêmen. Posteriormente, ele será implantado de forma mais ampla. A longo prazo, essa ferramenta destina-se a profissionais de saúde em todos os países de baixa e média renda. Após a certificação final ser obtida em 2023, o aplicativo poderá ser baixado por todos os laboratórios de microbiologia de países de baixa e média renda.

* Em conformidade com os requisitos da União Europeia em matéria de segurança, saúde e proteção do ambiente.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print