África do Sul deve anular patente sobre medicamento essencial pra HIV após problema de escassez generalizado

Pacientes foram mandados para casa sem medicamentos enquanto a companhia farmacêutica Abbvie se recusa a licenciar a patente para empresas genéricas

africa-sul-msf147939-stefanheunis

Após seis meses de problemas de abastecimento persistentes do medicamento essencial para HIV lopinavir/ritonavir (LPV/r), a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) fez um apelo ao governo da África do Sul para que coloque a saúde pública em primeiro lugar e anule a patente da empresa farmacêutica AbbVie com uma “licença compulsória”. A adoção dessa medida permitiria que versões genéricas do LPV/r fossem usadas no país.

A AbbVie, que comercializa o LPV/r como “Aluvia”, é a única fornecedora na África do Sul de um medicamento que é vital para quase 10% das cerca de 3 milhões de pessoas no país sob tratamento de HIV. Na maioria (65%) dos casos de desabastecimento do LPV/r relatados pelos pacientes ou por profissionais de saúde na África do Sul desde abril de 2015 até o momento, os pacientes foram mandados de volta para casa sem o medicamento, e, em 35% dos casos, as pessoas foram embora com suprimentos insuficientes. De acordo com um consórcio que monitora estoques de medicamentos na África do Sul, a escassez de medicamentos foi ampla e aguda – cerca de 10% das instalações, a maioria grandes hospitais distritais, tiveram mais de 500 pacientes afetados por instalação.
 
“As pessoas estão sendo mandadas embora de clínicas sem medicamentos e orientadas a comprá-los em farmácias privadas. Muitas simplesmente não têm condições de pagar e isso causa sofrimento”, disse o Dr. Amir Shroufi, coordenador médico adjunto de MSF na África do Sul. “De forma alarmante, as pessoas sem acesso ao tratamento podem, ao longo do tempo, tornarem-se resistentes ao lopinavir/ritonavir e necessitarem de medicamentos mais caros – elas também correm o risco de adoecerem e podem até morrer.”

Para avaliar a situação atual, uma pesquisa rápida foi realizada em outubro, em que 12% das 796 instalações entrevistadas responderam que estão enfrentando escassez do LPV/r. Em mais de 50% destes casos, a duração da falta de estoque foi maior que 30 dias.

Vários produtores do LPV/r, além da AbbVie, têm versões genéricas qualificadas do medicamento registado na África do Sul, ou entraram com pedido de registro de outros tratamentos com base no medicamento ritonavir que a Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam usados como uma alternativa para o LPV/r. As patentes da AbbVie impedem a utilização de versões genéricas do LPV/r na África do Sul, e a empresa se recusou a fornecer licenças voluntárias para o Pool de Patentes de Medicamentos, o que poderia melhorar a segurança do abastecimento de LPV/r em países em desenvolvimento.

 “Já que a AbbVie se recusou a agir adequadamente para garantir que pacientes obtenham os medicamentos de que precisam para ficarem saudáveis e vivos, o governo sul-africano deveria ser compelido a tomar uma atitude”, disse o Dr. Shroufi. “O governo deveria adotar medidas para garantir que as patentes da empresa não impedissem mais as pessoas de obter este medicamento essencial por meio de outros fornecedores.”

O LPV/r é protegido por várias patentes na África do Sul, mas o Departamento de Saúde tem autoridade para permitir que fabricantes de genéricos forneçam medicamentos patenteados quando um detentor de patente como a AbbVie não esteja respondendo à demanda. O processo de emissão de uma licença compulsória foi realizado em vários países, como Brasil e Índia, para melhorar o acesso a medicamentos vitais.

“Com milhares de vidas em jogo, os desafios de superar as barreiras das patentes sobre o LPV/r para resolver a crise atual não devem impedir o governo de tomar medidas. Muitos dos problemas relacionados às patentes, que levaram à escassez do LPV/r, poderiam ter sido evitados se a África do Sul não tivesse distribuído patentes cegamente, e, em vez disso, tivesse estabelecido mais leis pró-saúde pública”, disse Catherine Tomlinson, da Campanha de Acesso a Medicamentos de MSF na África do Sul. “Se a África do Sul tivesse um sistema de exame de pedidos de patente, poderia ter evitado a concessão de múltiplas patentes sobre o LPV/r e o consequente monopólio prolongado, e se o processo de emissão de licenças compulsórias fosse menos oneroso, fornecedores alternativos poderiam estar no mercado há anos.”

Um processo para reformar a lei de patentes da África do Sul está em andamento no Departamento de Comércio e Indústria (DTI, na sigla em inglês) desde 2009. Dois anos após o encerramento do período de consulta pública sobre um rascunho de política nacional de propriedade intelectual, o DTI não conseguiu finalizá-lo ou dar seguimento à proposta de reforma da Lei de Patentes.
 
“MSF pede ao governo que tome uma atitude agora: emitir uma licença compulsória para que versões genéricas do lopinavir/ritonavir possam ser importadas ou produzidas no país”, disse Tomlinson. “O governo sul-africano deve alterar urgentemente as leis de patentes do país para que as pessoas não tenham que ficar sem os medicamentos de que necessitam no futuro.”

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print