Acidente trágico deixa 7 mortos e 6 feridos em Angola

Mina anti-tanque explode sob carro de MSF. Além da equipe de vacinação, um pequeno comboio estava transportando vários pacientes para o Hospital em Mavinga.

Na tarde de ontem, às cinco horas do horário local, uma mina anti-tanque explodiu sob o carro de Médicos Sem Fronteiras, próximo à cidade de Mavinga, no sudeste de Angola, matando 7 pessoas e deixando 6 feridos. O acidente aconteceu a 36 quilômetros de Mavinga, onde MSF desenvolve programas de saúde e de nutrição.

O veículo de MSF envolvido no incidente estava acompanhado de outro carro da organização vindo de Cunjamba, norte de Mavinga, onde eles passaram o dia realizando atividades de vacinação. Além da equipe de vacinação, um pequeno comboio estava transportando vários pacientes para o Hospital em Mavinga. Os carros estavam passando pela mesma estrada por onde já haviam viajado durante a manhã. Quando estavam a 36 quilômetros de Mavinga, o primeiro veículo atropelou e detonou uma mina anti-tanque.

Um total de 13 pessoas, incluindo duas crianças, estavam viajando no carro que detonou a mina, matando 7 pessoas. Com exceção de uma das crianças, as vítimas eram todas profissionais de saúde angolanos que a equipe de vacinação.

“Nós estamos chocados, frustrados e extremamente tristes” disse Thomas Nierle, diretor operacional de MSF em Genebra. “A equipe morta neste acidente estava oferecendo um pouco de humanidade depois de anos de sofrimento em Angola. Infelizmente, eles agora são vítimas de seu próprio comprometimento”.

Logo após o acidente, uma segunda mina anti-tanque foi descoberta próxima. Com a ajuda de organizações presentes na área, MSF evacuou os mortos, feridos e sobreviventes do acidente para Mavinga, para os feridos serem atendidos no hospital de MSF. Os feridos foram levados para Luanda esta manhã em um avião do Programa Alimentar Mundial.

MSF está temporariamente reduzindo suas atividades na região de Mavinga. A equipe está sendo reforçada por profissionais de MSF em Genebra para assegurar que os feridos recebam o melhor atendimento de saúde, e para oferecer ajuda psicológica e moral às vítimas, suas famílias e à equipe de MSF.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print