Acaba a espera dos 104 sobreviventes a bordo do Ocean Viking

Um porto seguro foi finalmente atribuído para o desembarque das pessoas resgatadas no mar

msf280941-anthony-jean-mediterraneo
Depois de 11 dias em que estivemos parados no mar, Alemanha, França e Itália acabam de anunciar que chegaram a um acordo sobre a realocação das 104 pessoas a bordo do Ocean Viking e outras 90 que estão no navio de busca e salvamento Alan Kurdi. Desembarcaremos no porto de Pozzalo, na Itália.
 
Michael Fark, coordenador-geral de MSF para a Líbia e o Mediterrâneo
 
“Estamos aliviados e agradecemos que França, Alemanha e Itália finalmente tenham encontrado uma solução para a realocação de todos os 104 sobreviventes a bordo do Ocean Viking e as 90 pessoas a bordo do Alan Kurdi. Depois de dias presos no mar e de condições horríveis na Líbia e ao longo de sua jornada, os sobreviventes finalmente serão levados para um local seguro.
 
Esses impasses prolongados e desumanos não devem continuar.
 
É inaceitável prender pessoas no mar, esperando dias e semanas, enquanto os Estados europeus debatem se e como cumprir suas obrigações humanitárias e legais. É decepcionante que apenas três Estados fizeram parte dessa solução. Todos os Estados europeus devem cumprir seus princípios.
 
Isso significa concordar com a implementação de um mecanismo de desembarque previsível e humano para todos os resgatados no mar, compartilhando a responsabilidade e aliviando a carga que recai sobre os Estados costeiros.”
 
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print