6 ilustrações médico-humanitárias para o Inktober de 2021

Desafio artístico ilustra os principais tópicos que fazem parte do trabalho de MSF

Ilustração: Khalid Mezaina @kmezaina

No último mês, nossos colegas de Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Líbano se uniram a artistas de países ao redor do mundo para ilustrar os principais tópicos médicos e humanitários que estão no centro do trabalho de MSF. Inspirados pelo Inktober, um desafio artístico criado pelo artista Jake Parker que ocorre durante o mês de outubro, apresentamos algumas dessas ilustrações. Confira:

1. “Acesso às vacinas da COVID-19″, por Priscila Barbosa (@priii_barbosa)

Não estaremos seguros da COVID-19 até que todas as pessoas tenham acesso à vacina. A desigualdade é enorme: enquanto a União Europeia conta com mais de 68% da população vacinada com ao menos uma dose, nos países de baixa e média renda, o percentual é de 2,5%.

Ilustração: Priscila Barbosa (@priii_barbosa)

2. “Promoção de saúde”, por Paula Cruz (@thepaulacruz)

Saúde não se limita à ausência de doenças, mas inclui fornecer à população orientações e informações sobre práticas saudáveis, tratamentos, educação, habitação e condições seguras de trabalho. Juntos, esses elementos impactam positivamente a saúde comunitária.

Ilustração: Paula Cruz (@thepaulacruz)

3. “Manifestando-se”, por Ana Villanueva (@ana_cuicui)

Não temos medo de nos manifestar quando testemunhamos violações atrozes dos direitos humanos! Neutralidade não é sinônimo de silêncio.

Ilustração: Ana Villanueva (@ana_cuicui)

4. “Violência Sexual”, por Nourhan El Kady (@nourhaneelkady)

A violência sexual destrói a vida de milhões de mulheres, homens e crianças. O estigma e o medo são obstáculos que impedem essas vítimas de quebrar o silêncio e buscar os cuidados médicos e psicológicos necessários.

Ilustração: Nourhan El Kady (@nourhaneelkady)

5. “Pessoas em Movimento: Busca e Salvamento”, por Enrique Sanudo (@enriquesanudo)

As pessoas estão perdendo suas vidas ao tentarem cruzar a rota de migração mais perigosa do mundo, enquanto o mar engole seus corpos. MSF pretende continuar salvando vidas para reduzir os horríveis incidentes que acontecem no mar.

Ilustração: Enrique Sanudo (@enriquesanudo)

6. “Saúde Mental”, por Rafik el Hariri (@rafikillustration)

Circunstâncias difíceis afetaram muitas pessoas em todo o mundo nos últimos dois anos. Presenciamos uma pandemia global que restringiu nosso movimento, além de várias crises sociais e econômicas, todas as quais testaram nossa saúde mental de várias maneiras. Por favor, cuide de sua saúde mental. Todos nós precisamos de apoio psicológico, social e médico.

Ilustração: Rafik el Hariri (@rafikillustration)

Para conferir mais ilustrações, acesse as redes sociais de MSF Líbano.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print