Você está aqui

4 dados para entender mais sobre o sarampo

05/03/2020
Saiba mais sobre o vírus que ainda afeta centenas de milhares de pessoas no mundo
4 dados para entender mais sobre o sarampo

Foto: Alexis Huguet

O vírus do sarampo ainda é comum em muitos países em desenvolvimento, particularmente em regiões da África e da Ásia. Existe uma vacina efetiva e segura desde os anos 60, mas os surtos continuam a ocorrer devido à quantidade insuficiente de programas de imunização. Recentemente, o não cumprimento da vacinação de rotina também em países desenvolvidos levou a surtos em locais que já haviam erradicado a doença. Conheça alguns fatos sobre o sarampo:

1.    É um vírus altamente contagioso
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por um vírus que se encontra em gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada. Quando ela tosse, espirra ou mesmo apenas ao respirar, essas gotículas são lançadas no ar e podem contaminar outras pessoas.

2.    A vacinação é a única forma de prevenção
Não existem formas alternativas para se proteger contra o vírus; a vacinação é o único método eficaz. Além disso, não existe tratamento específico para a doença, apenas formas de amenizar seus sintomas.

3.    As crianças são as mais afetadas
O sarampo grave é mais comum entre crianças desnutridas com menos de 5 anos de idade. Pessoas com insuficiência de vitamina A ou com o sistema imunológico fragilizado pelo vírus HIV ou por outras doenças também estão especialmente vulneráveis a contraírem o sarampo.

4.    A República Democrática do Congo (RDC) vive a maior epidemia do mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a RDC está vivendo a maior epidemia de sarampo no mundo e a maior registrada no país em décadas. Desde o início de 2019, mais de 288 mil pessoas contraíram sarampo e cerca de 6 mil pessoas morreram.

 

Leia mais sobre

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar