Filme e debate: Dia Mundial da Luta Contra Aids

Filme e debate: Dia Mundial da Luta Contra Aids

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, faremos um evento gratuito em São Paulo para falar do tema. Na data, profissionais de MSF estarão às 17h no auditório da Livraria Cultura, do Shopping Bourbon (R. Palestra Itália, 500 – 211 – Perdizes, São Paulo – SP), para a exibição do documentário “Fogo nas Veias”. Após o filme, haverá um debate sobre a infecção, contágio, grupos de risco, acesso a medicamentos e estigma.

O infectologista Antonio Flores, especialista no tratamento de HIV em projetos de MSF, apresentará um panorama da doença e responderá perguntas do público. Flores trabalha com MSF desde 2016 e atuou no Malauí (2016-2017) e em Moçambique (2017-2018), em projetos de HIV, tuberculose e hepatites virais.

MSF trabalha com o atendimento de pessoas com HIV desde 2000. Em 2017, a organização forneceu tratamento antirretroviral de 1ª e 2ª linha a 216.700 pessoas. O objetivo tem foco na implementação de estratégias de tratamento para alcançar mais pessoas.  MSF está desenvolvendo, cada vez mais, abordagens para melhorar o atendimento pediátrico e de adolescentes com HIV, além da oferta de cuidados em contextos negligenciados, como a África Ocidental e Central e países afetados por conflitos.

Atualmente, 36,9 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, segundo dados da Unaids, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. Dessas, apenas 21,7 milhões de pessoas têm acesso aos tratamentos. Os dados do programa apontam que a epidemia faz quase 5 mil novas infecções por HIV todos os dias, o que gerou, em 2017, um total de 1,8 milhões de novos casos e quase 1 milhão de mortes.

No Brasil, o Ministério da Saúde registra que foram identificados no ano passado 42.420 novos casos de pessoas contaminadas pelo vírus e 11.463 óbitos por Aids.

Sobre o filme:

FOGO NAS VEIAS
Título original  “Fire In The Blood”
Ano de produção 2012
Duração: 1h24min
Direção: Dylan Mohan Gray
Elenco: William Hurt, Zackie Achmat, Edwin Cameron mais
Gênero Documentário
Nacionalidade Índia

Em 1996 surgem os remédios antirretroviriais combatentes da AIDS. No entanto, o monopólio e as altas taxas das grandes coorporaçõs farmacêuticas fizeram com que as drogas fossem inacessíveis à grande parte dos portadores no continente que mais sofre com a doença: a África. Um improvável grupo de revolucionários decide lutar contra o monopólio das empresas, que se encontravam protegidas por legislações e patentes, para viabilizar os remédios à população africana. Documentário que conta com a contribuição de Bill Clinton, Desmond Tutu e Joseph Stiglitz.

*evento sujeito à lotação da sala

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print