Você está aqui

Exibição do curta de animação “Desculpe, me afoguei” no Festival do Rio 2017

sex, 13/10/2017 - 17:00
Rio de Janeiro/RJ
O filme sobre a travessia do mar Mediterrâneo será exibido em três sessões
Exibição do curta de animação “Desculpe, me afoguei” no Festival do Rio 2017

O Festival do Rio 2017 exibirá durante a Mostra Fronteiras o curta de animação “Desculpe, me afoguei”, fruto da colaboração entre Médicos Sem Fronteiras e o estúdio libanês Kawakeb. O curta, dirigido por Hussein Nakhal e David Habchy, será exibido em três sessões nos dias 8, 10 e 13 de outubro (horários e locais abaixo). A sessão do dia 8 será seguida de debate com Gabriel Nocito, profissional de MSF que atuou em campo de refugiados no Sudão do Sul; na resposta de emergência à desnutrição e surto de cólera na Etiópia; e em operações de busca e salvamento no mar Mediterrâneo.

O filme é inspirado em uma carta que circulou nas redes sociais em 2015 e que teria sido encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio que se afogou no Mediterrâneo. Embora não se conheça a verdadeira origem do texto, ele exprime com precisão o sentimento dos que fogem de suas casas em busca de segurança e encontram fronteiras fechadas.

Narrado em árabe com legendas em português, “Desculpe, me afoguei” fala diretamente do caso dos sírios que tentam chegar à Europa atravessando o mar Mediterrâneo, fugindo da guerra que desde 2011 exilou quase 5 milhões de pessoas. A rejeição experimentada por eles, porém, se repete em outras regiões, no mar e em terra. Muitos países deixaram de lado sua obrigação de oferecer proteção e assistência a quem foge de conflitos, perseguição e violência. Em vez disso, construíram muros e barreiras.

“Desculpe, me afoguei” estreou em Beirute no final de maio e tem duração de 6,35 minutos.

Domingo, 8 de outubro
Sessão gratuita às 16h30 seguida de debate com Gabriel Nocito, profissional de MSF - Cinemateca do MAM, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

Terça-feira, 10 de outubro
Sessão às 20h - Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Sexta-feira, 13 de outubro
Sessão às 17h - Estação NET Rio 4, Rua Voluntários da Pátria, 35, 
Botafogo