Você está aqui

Estreia do curta de animação “Desculpe, me afoguei”

sex, 28/07/2017 - 21:00
Parati/RJ
Estreia do curta de animação “Desculpe, me afoguei”

Médicos Sem Fronteiras (MSF) exibirá durante a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) o curta de animação “Desculpe, me afoguei”. Será a estreia no Brasil do filme de 6,35 minutos sobre refugiados, fruto de uma colaboração entre MSF e o estúdio libanês Kawakeb. O curta será exibido ao ar livre, nas noites de 27 e 28 de agosto (quinta e sexta-feira, veja horários e locais abaixo), com o uso de uma bicicleta multimídia equipada com projetor.

O filme é inspirado em uma carta que circulou nas redes sociais em 2015, e que teria sido encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio que se afogou no Mediterrâneo. Embora não se conheça a verdadeira origem do texto, ele exprime à perfeição o sentimento dos que fogem de suas casas em busca de segurança e encontram portas fechadas. “Não se preocupe, Departamento de Refugiados, não vou ser um peso para você. Obrigada, mar, por ter me recebido sem visto e sem passaporte”, diz.

Narrado em árabe com legendas em português, “Desculpe, me afoguei” fala diretamente do caso dos sírios que tentaram chegar à Europa, fugindo da guerra que desde 2011 exilou quase 5 milhões de pessoas. A rejeição experimentada por eles, porém, se repete em outras regiões, no mar e em terra. Muitos países deixaram de lado sua obrigação de oferecer proteção e assistência a quem foge de conflitos, perseguição e violência. Em vez disso, construíram muros e barreiras.
“Desculpe, me afoguei” estreou em Beirute no final de maio.

Quando e onde
Quinta, 27 de julho
Sessões às 18h30, 19h e 19h30 na fachada da Casa da Cultura, na rua dr. Samuel Costa
Sessões às 20h45 e 21h na rua da Cadeia, ao lado da Praça da Matriz, em frente ao restaurante Punto Divino

Sexta-feira, 28 de julho
Sessões às 18h30, 18h45, 20h45 e 21h na rua da Cadeia, ao lado da Praça da Matriz, em frente ao restaurante Punto Divino