Estreia do curta de animação “Desculpe, me afoguei”

Estreia do curta de animação “Desculpe, me afoguei”

Médicos Sem Fronteiras (MSF) exibirá durante a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) o curta de animação “Desculpe, me afoguei”. Será a estreia no Brasil do filme de 6,35 minutos sobre refugiados, fruto de uma colaboração entre MSF e o estúdio libanês Kawakeb. O curta será exibido ao ar livre, nas noites de 27 e 28 de agosto (quinta e sexta-feira, veja horários e locais abaixo), com o uso de uma bicicleta multimídia equipada com projetor.

O filme é inspirado em uma carta que circulou nas redes sociais em 2015, e que teria sido encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio que se afogou no Mediterrâneo. Embora não se conheça a verdadeira origem do texto, ele exprime à perfeição o sentimento dos que fogem de suas casas em busca de segurança e encontram portas fechadas. “Não se preocupe, Departamento de Refugiados, não vou ser um peso para você. Obrigada, mar, por ter me recebido sem visto e sem passaporte”, diz.

Narrado em árabe com legendas em português, “Desculpe, me afoguei” fala diretamente do caso dos sírios que tentaram chegar à Europa, fugindo da guerra que desde 2011 exilou quase 5 milhões de pessoas. A rejeição experimentada por eles, porém, se repete em outras regiões, no mar e em terra. Muitos países deixaram de lado sua obrigação de oferecer proteção e assistência a quem foge de conflitos, perseguição e violência. Em vez disso, construíram muros e barreiras.
“Desculpe, me afoguei” estreou em Beirute no final de maio.

Quando e onde
Quinta, 27 de julho
Sessões às 18h30, 19h e 19h30 na fachada da Casa da Cultura, na rua dr. Samuel Costa
Sessões às 20h45 e 21h na rua da Cadeia, ao lado da Praça da Matriz, em frente ao restaurante Punto Divino

Sexta-feira, 28 de julho
Sessões às 18h30, 18h45, 20h45 e 21h na rua da Cadeia, ao lado da Praça da Matriz, em frente ao restaurante Punto Divino

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print