Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
Levamos cuidados de saúde a pessoas em extrema necessidade de ajuda humanitária. Atuamos em contextos de conflitos armados e guerras, epidemias e pandemia, desastres naturais e socioambientais e em situações de refúgio, migração e deslocamentos forçados.
Como organização médica, buscamos sempre oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes. O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas…
A Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais para melhorar o acesso às tecnologias existentes (medicamentos, métodos de diagnóstico e vacinas) e para estimular o desenvolvimento de novas e acessíveis ferramentas urgentemente necessárias nos países em desenvolvimento em que MSF trabalha.
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O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas.
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A fabricante de testes de diagnóstico Cepheid, de propriedade da corporação norte-americana Danaher, cobra preços excessivamente elevados de países de renda baixa e média pelos testes GeneXpert usados no diagnóstico de doenças como tuberculose, HIV, hepatite, Ebola e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Ao CEO da Danaher, Rainer Blair, e ao presidente da Cepheid, Vitor Rocha:
Apelamos a vocês para que reduzam o preço de seus testes de diagnóstico GeneXpert para países de renda baixa e média para US$ 5 para todas as doenças. Desta forma, milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo poderão ter acesso a um diagnóstico adequado para que recebam o tratamento de que necessitam para manterem-se vivos e saudáveis.
Um estudo feito por Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostra que Cepheid e Danaher poderiam cobrar US$ 5 por cada um destes testes e ainda assim ter lucro. Mas, em vez disso, eles cobram até o triplo ou quádruplo disso até mesmo dos países mais pobres do mundo.
Em setembro do ano passado, depois de muita pressão de cerca de 150 organizações e de milhares de ativistas online, Cepheid e Danaher reduziram o preço do teste de tuberculose (TB) em 20%. Essa redução já está ajudando governos e instituições globais de saúde a economizar milhões de dólares na compra de testes de tuberculose para milhões de pessoas. Também deve permitir que milhões de testes adicionais possam ser adquiridos todos os anos. MAS ISSO NÃO BASTA.
Mais de uma em cada três pessoas com tuberculose não é diagnosticada. A doença não diagnosticada mata. Portanto, ter testes mais acessíveis permitirá que os provedores de cuidados e os governos testem mais pessoas e ofereçam o tratamento necessário para que os pacientes permaneçam vivos e novamente saudáveis.
Para algumas doenças, as corporações continuam a cobrar de países de renda baixa e média até seis vezes para testes que podem ajudar a diagnosticar TB resistente a medicamentos, HIV e hepatites. Estes valores são entre 200% e 400% mais altos do que o custo da Cepheid e Danaher por cada teste. Além disso, elas mantêm preços extremamente elevados para países de renda baixa e média, apesar de estarem vendendo milhões de testes a mais ano após ano, o que reduziu muito o custo de produção por causa de economia de escala. Adicionalmente, eles obtiveram mais de US$ 252 milhões em recursos públicos, principalmente do governo dos EUA, para ajudar no desenvolvimento dos testes!
AS EMPRESAS CEPHEID/DANAHER DEVEM REDUZIR O PREÇO DE TODOS OS TESTES GENEXPERT PARA 5 DÓLARES PARA PAÍSES DE RENDA BAIXA E MÉDIA.
O alto preço dos testes GeneXpert é a principal barreira que países e provedores de serviços de saúde enfrentam para expandir a testagem e salvar mais vidas, permitindo que as pessoas tenham acesso ao tratamento de que necessitam de maneira mais rápida. As estatísticas são chocantes:
60% das pessoas com TB não têm acesso a testes do padrão recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como o GeneXpert, e metade das crianças expostas ao HIV não são testadas nos dois primeiros meses de vida, conforme recomendado pela OMS.
Ajude-nos a fazer com que Cepheid e Danaher priorizem a vida das pessoas em vez de seus lucros exorbitantes. Somente em 2023, a Danaher teve uma receita de quase US$ 24 BILHÕES, e o CEO Rainer Blair atribuiu a receita “melhor do que esperada” diretamente às vendas da Cepheid. Testes GeneXpert mais acessíveis vão ajudar a reduzir sofrimento e perdas de vida desnecessárias. Por que esperar mais para reduzir o preço?
Agora é a hora de Cepheid e Danaher reduzirem o preço dos testes GeneXpert para US$5 cada para todas as doenças, salvando muito mais vidas em países de renda baixa e média!
Obrigada a todos que assinaram a petição!