Um contexto de mais tranquilidade na Guiné-Bissau

Profissional brasileiro da área de suprimentos fala sobre o trabalho que realiza com MSF na capital do país

Um contexto de mais tranquilidade na Guiné-Bissau

Meu nome é Guillermo Gutierrez, e estou aqui com Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Guiné-Bissau faz oito meses, um país pequenininho do oeste africano. Estou trabalhando no time da capital, Bissau, como gerente de suprimentos, dando suporte a dois projetos: um no interior do país, em Bafatá, e outro aqui, na própria capital. Trabalhei com MSF pela primeira vez na Jordânia, de maio a agosto de 2016, e, em seguida, vim direto para a Guiné-Bissau. Vim para ficar nove meses, totalizando um ano em campo com MSF.  

Foram muitas as diferenças entre o trabalho realizado aqui e na Jordânia. Lá, as compras de medicamentos são feitas localmente, e isso demanda um trabalho muito grande de MSF para garantir a qualidade dos produtos utilizados em nossos projetos. Por isso, tínhamos um farmacêutico que visitava a instalação dos fornecedores para garantir a origem e a qualidade de todos os medicamentos.

O trabalho aqui na Guiné-Bissau é relacionado à mortalidade infantil, que é bem elevada, e, por isso, nossos dois projetos no país são pediátricos. Na capital, estamos dentro da pediatria do principal hospital do país, o Hospital Nacional Simão Mendes, onde atuamos nos cuidados intensivos e nas emergências com o intuito de agir o mais rápido possível no tratamento das crianças que ali chegam. Em Bafatá, atuamos junto dos centros de saúde de alguns vilarejos, e também no principal centro de saúde da região. Um dos casos que me impactou foi de um neonato que chegou a PICU (Pediatric Intensiv Care Unit, na sigla em inglês) com problemas respiratórios. Ver o trabalho intenso dos médicos e enfermeiros totalmente dedicados àquela criança por horas para conseguir estabilizá-la e, após duas semanas, ver a mãe saindo com o seu filho saudável foi algo muito cativante.

Em geral, como o contexto me permite estar bem próximo dos pacientes, isso me enche de motivação para continuar desempenhando meu trabalho da melhor maneira possível. A cada visita, tento saber de todas as necessidades do pessoal que trabalha no hospital (enfermeiros, médicos, senhoras de limpeza, guardas, etc.), para achar a melhor solução para atender a essas demandas.

Outro ponto interessante do nosso contexto é que a situação da Guiné-Bissau é mais estável do que em outros países da África, pois não existem conflitos armados no país. Isso nos permite desenvolver alguns trabalhos inovadores com pesquisas e criar novos procedimentos dentro da estrutura de MSF que podem vir a ser replicados em outros projetos e contextos. Por exemplo, em Bafatá realizamos uma campanha de prevenção da malária com crianças de 0 a 5 anos na qual demos uma dose de quinina para as crianças como forma de evitar a doença. E fomos bastante bem-sucedidos na contenção da proliferação da doença, que aflige o país na temporada de chuvas.

Em maio termino meu trabalho aqui na Guiné-Bissau e, depois de tirar algum tempo de férias, estarei pronto para mais um trabalho com MSF.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print