A chance de renascer em Mossul

A enfermeira Natacha Parraguez conta a história de Aisha, menina atendida por MSF que sobreviveu a uma explosão

A chance de renascer em Mossul

No dia 15 de setembro, uma menina de aproximadamente um ano e meio sobreviveu a uma explosão, mas infelizmente não saiu ilesa: sofreu ferimentos nos membros inferiores. A pequena foi trazida ao hospital de traumatologia que MSF mantém no bairro de Nablus, na zona oeste de Mossul, Iraque. Ela deu entrada como todo paciente de trauma. Tivemos acesso à curta história pregressa de seu acidente e os procedimentos para estabilizá-la começaram. Acesso venoso, ressuscitação volêmica, centro cirúrgico para estabilizar sangramento e cuidar dos ferimentos.

Sua história teve um recomeço quando ela chegou ao hospital. Nestes dias, pudemos testemunhar uma criança aprendendo a engatinhar, comer sua primeira papinha, acenar e balbuciar algumas palavras desconhecidas. Sempre cercada de carinho.

Sob nossos cuidados, ela recebeu toda a atenção possível para seu pronto restabelecimento. Dentro de poucos dias, já mostrava sinais clínicos de melhora, como ganho de peso. Além do cuidado clínico, esse pequeno milagre recebeu carinho, conforto e um novo nome para quem acabara de renascer: Aisha*. Risonha, com olhos cheios de inocência, ela brinca com luvas cheias de ar e outros brinquedos que recebeu. Todos da equipe reservam algum tempo para brincar ou dar colo a Aisha.

O hospital em Nablus encontra-se em fase de transição para cuidado materno-infantil, com um pequeno pronto socorro de suporte. Grandes cirurgias estão sendo transferidas para outros centros de saúde. Graças à presença de vários projetos de MSF em Mossul, podemos assegurar o tratamento de Aisha em outro hospital de MSF, em Qayarrah.

“Sim! Qayarrah”, aceitou Aisha, “Que bom!”

Aisha vai continuar seu tratamento com nossos colegas mais a oeste. Todos da equipe quiseram saber o que viria a seguir. Esperamos notícias da nossa querida pacientezinha. Boa sorte!  Ma a’ salama, Aiusha! **

* Em árabe, Aisha significa “vida” ou “viva”.
**Em árabe : até logo, Aishazinha !

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print