MSF responde à divulgação do Relatório 2013 de tuberculose da OMC

Para a organização, é preciso atuar em inovação e financiamento para combater o aumento dos casos de tuberculose resistente a medicamentos

Após o lançamento, hoje, do relatório da Organização Mundial da Saúde, a Dra. Grania Brigden, referente de tuberculose para a Campanha de Acesso a Medicamentos da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), fala sobre a experiência de MSF com a doença e as necessidades para combatê-la.

“O fracasso global no sentido de intensificar o diagnóstico e o tratamento da tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) está sendo cobrado em vidas. A terrível escala de sofrimento e morte evitáveis causadas pela crescente crise de TB-DR deve estimular governos, financiadores e a própria Organização Mundial da Saúde (OMC) a mobilizar a vontade política e assegurar fundos, estimados em cerca de US$ 1,5 bilhão por ano, para combater essa epidemia de frente.

MSF está diagnosticando números alarmantes de casos de TB-DR em muitos países onde tratamos a TB, em grande parte devido ao avanço da tecnologia para diagnóstico, que reduz a espera dos resultados de dois meses para duas horas. É muito significativo que uma melhor ferramenta de diagnóstico tenha permitido que quase o dobro de casos de TB-DR tenham sido registrados globalmente em 2012, se comparado com 2011. Mas com três em cada quatro pessoas com TB-DR ainda não sendo diagnosticadas adequadamente, e 17 mil dos diagnosticados ainda não tendo sido iniciados em tratamento, ainda estamos muito longe de um progresso real contra essa doença matadora.

O que precisamos agora é de uma abordagem em duas vertentes: inovação, em termos de opções de tratamento, para transformar o tratamento de TB-DR de agonizante, tóxico e uma provação restritivamente cara com duração de dois anos, para um tratamento mais curto, mais tolerável, efetivo e acessível; e apoio urgente aos países, para que possam intensificar os programas de diagnóstico e tratamento da TB-DR, incluindo o completo financiamento da maior financiadora de TB, o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, para que vidas possam ser salvas hoje e a proliferação da doença, impedida.”

 
MSF oferece cuidados para TB há 25 anos. A organização iniciou o tratamento da tuberculose multirresistente (TB-MDR) em 1999 e tornou-se uma das maiores provedoras de cuidados para a doença. Em 2012, MSF tratou 29 mil pacientes com TB sensível a medicamentos em 30 países, e 1.780 pacientes com TB resistente a medicamentos em 18 países.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print