Foto: Samuel Sieber/MSF

Transparência e Prestação de Contas

MSF é uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem o compromisso de destinar 80% de todos os recursos arrecadados às atividades de ajuda humanitária que realiza em campo.

Os demais 20% são utilizados para despesas administrativas e reinvestidos em ações para captação de recursos.

O uso dos recursos de MSF é rigorosamente controlado e os relatórios financeiros auditados de todos os nossos escritórios internacionais são publicados anualmente. As informações detalhadas da atuação da organização podem ser vistas no site do Relatório anual de atividades.

Origem dos nossos recursos

(em milhões de euros)

Renda privada: 2.190,9

Receita institucional pública: 23,14

Outras receitas operacionais: 38,34

Total: 2.252,37

  

Como aplicamos nossos recursos

(em milhões de euros)

Missão social*: 1.737,48

Ações para captar recursos: 325,54

Custos administrativos: 104,61

Total: 2.167,63

Onde aplicamos

* A missão social inclui todos os custos relacionados com as operações em campo, bem como o apoio médico e operacional da sede diretamente alocado em campo e atividades de conscientização.

Ações em números

16.272.300

Consultas ambulatoriais

4.124.700

Pessoas vacinadas contra o sarampo em resposta a surtos

Contexto das atividades

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é composta de 23 escritórios nacionais principais, em África do Sul, África Oriental (Quênia), Alemanha, América Latina (Argentina), Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça, também tem filiais na China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Índia, Irlanda, Líbano, México, Nova Zelândia, República Tcheca, Rússia, Taiwan e Uruguai. MSF Internacional está sediada em Genebra, Suíça.

A busca da eficiência levou MSF a criar nove entidades, chamadas “satélites”. Esses satélites fornecem atividades específicas para o benefício do movimento de MSF e/ou entidades de MSF, tais como suprimentos de ajuda humanitária, pesquisa epidemiológica e médica, serviços de tecnologia da informação, arrecadação de fundos, gerenciamento de instalações e pesquisa sobre ação humanitária e social. Como essas entidades são controladas pela organização, elas estão incluídas no escopo do Relatório Financeiro Internacional de MSF e nos números aqui apresentados.

Esses números descrevem as finanças de MSF, combinadas em nível internacional.

Os números internacionais combinados de 2021 foram preparados de acordo com o Swiss GAAP FER/RPC e auditados pela firma de contabilidade da Ernst & Young.

Relatórios anuais

A cada ano, MSF publica um Relatório de Atividades Internacionais e um Relatório Financeiro Internacional com detalhes sobre nossas atividades em cada país em que atua. Os relatórios fornecem informações financeiras e operacionais globais e refletem sobre os principais desafios que enfrentamos no ano anterior.

Os relatórios são redigidos de acordo com as normas de contabilidade de MSF, em conformidade com as regras da International Financial Reporting Standards (IFRS). Toda a contabilidade de MSF passa por uma auditoria anual.

Financeiros

O relatório auditado de MSF oferece uma visão transparente e global do trabalho da organização. No material, são definidas as diferentes categoriais de receita e despesa e as formas de arrecadação e gastos de MSF.

Atividades

O relatório anual de atividades de MSF detalha a atuação da organização em cada país e os principais desafios enfrentados no ano, além de oferecer informações financeiras e operacionais globais.

Auditoria

As demonstrações financeiras de MSF-Brasil são auditadas e o relatório é disponibilizado anualmente.

Agora que você conhece um pouco sobre MSF, que tal ler nossa história completa ?