Você está aqui

Diretor(a) de Comunicação

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária médica independente e internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias em cerca de 70 países do mundo. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

MSF oferece assistência imparcial, com base apenas na necessidade dos pacientes, independentemente de sua origem étnica, gênero, credo ou afiliação política. Para manter sua independência de interferência política, MSF depende das doações de indivíduos para a maioria de seus rendimentos. Esse financiamento privado nos dá a liberdade de responder às maiores necessidades de forma independente e tão rápida quanto possível.

MSF-Brasil é um dos 24 escritórios de MSF distribuídos pela América, Ásia, África, Australásia e Europa, que reúnem recursos financeiros, expertise e pessoal para os projetos de terreno. MSF-Brasil, localizado no Rio de Janeiro, é uma seção associada ao Centro Operacional de Bruxelas e tem suas atividades financiadas com recursos de cidadãos brasileiros.

Em 2017, 150 brasileiros de diversas especialidades foram enviados por MSF-Brasil para projetos pelo mundo. MSF-Brasil conta com mais de 400 mil doadores.

Para apoiar esse trabalho, MSF está recrutando:

Diretor(a) de Comunicação

 

OBJETIVO DO CARGO

Direcionar o Departamento de Comunicação no desenvolvimento e implementação de objetivos estratégicos de Comunicação para ampliar o conhecimento sobre o padecimento das populações que atendemos, o trabalho de MSF e as crises humanitárias, junto ao público brasileiro e lusófono.

Desafios:

- Trabalhar sob pressão interna e externa, em especial nas crises internacionais, garantindo definição adequada de posicionamentos de MSF.

- Ser responsável pelo desenvolvimento e gestão de uma forte estratégia de comunicação que melhore o impacto e a eficácia de MSF-Brasil, em particular no apoio a advocacy, angariação de fundos e recrutamento.

- Ser responsável pela identidade e imagem de MSF no Brasil, em estreita coordenação com a Diretora-Geral.

Responsabilidades:

- Contribuir para a gestão geral do escritório e para estratégias de MSF-Brasil, através do seu papel ativo na equipe de diretores, a fim de apoiar na definição e na implementação de ações que estejam alinhadas entre MSF-Brasil e a organização no mundo.

- Garantir que as comunicações de MSF-Brasil estejam alinhadas aos princípios e à identidade de MSF, ao mesmo tempo em que exploram as especificidades do público brasileiro e lusófono para maximizar o impacto das comunicações de MSF, além de zelar pela identidade da organização.

- Gerir potenciais crises relacionadas ao posicionamento público de MSF no Brasil, desenvolvendo respostas a emergências e questões polêmicas e auxiliando na reflexão dos possíveis desdobramentos e minimizar impactos.

- Desenvolver relações com todos os Centros Operacionais de MSF e com o Escritório Internacional, além de procurar participar de iniciativas internacionais relevantes, acompanhando e mantendo-se atualizado em relação às principais crises humanitárias, informações sobre operações e posicionamento de MSF.

- Garantir que o departamento esteja trabalhando em conjunto com os colegas do Departamento de Captação de Recursos para fornecer um testemunho poderoso sobre o trabalho de MSF no terreno, de acordo com nossos valores fundamentais. Com esse fim, trabalhar em estreita colaboração com colegas da unidade médica, advocacy e centros operacionais para garantir que os esforços de comunicação estejam intimamente alinhados e impactando positivamente os esforços de advocacy; trabalhar de perto com os colegas da Campanha de Acesso de MSF para destacar os obstáculos para melhorar o acesso a medicamentos.

- Colaborar com os departamentos de MSF-Brasil, alinhando as mensagens de comunicação com os seus objetivos, a fim de garantir que o posicionamento de MSF e as principais mensagens sejam transmitidas com coerência e uniformidade de linguagem, zelando pela imagem de MSF e de seus profissionais.

- Orientar a organização de eventos/projetos especiais; as iniciativas digitais; e validar as publicações de MSF-Brasil, quando necessário, garantindo que elas estejam alinhadas aos princípios e à forma de atuação de MSF em campo, a fim de garantir que o posicionamento de MSF e as principais mensagens sejam transmitidas com coerência e uniformidade de linguagem, zelando pela imagem da organização e de seus profissionais.

- Conduzir a equipe de imprensa sobre as relações com os meios de comunicação, conforme necessidade, contribuindo com o processo de maximizar a cobertura de crises humanitárias e de projetos de MSF, levando em consideração as realidades de campo de MSF ao instruir e encorajar jornalistas e / ou responder às demandas.

- Garantir pesquisas regulares e ocasionais para moldar campanhas e apoiar as entregas de MSF-Brasil.

- Apoiar a Diretoria e outros porta-vozes chaves na comunicação externa sobre MSF, crises humanitárias e experiências em campo, quando aplicável, assegurando que tenham informações oportunas e precisas, a fim de garantir que o posicionamento de MSF e as principais mensagens sejam transmitidas com coerência e uniformidade de linguagem.

- Desenvolver a equipe de Comunicação, proporcionando ferramenta e oportunidade de aperfeiçoamento profissional alinhado aos princípios de valores fundamentais de MSF, a fim de atingir os resultados estabelecidos no plano de ação e o crescimento da equipe.



PERFIL DO CANDIDATO

Escolaridade e profissional:

- Graduação completa
- Pós-graduação ou MBA completo
- 5 anos de experiência em trabalho humanitário no terreno
- 10 anos de experiência em gestão de departamento e pessoas


Idiomas:

- Português fluente
- Inglês fluente
- Espanhol intermediário


Conhecimentos específicos:

- Pacote Office intermediário
- Assuntos Humanitários Internacionais intermediário


Competências:

- Compromisso com os princípios MSF
- Visão estratégica
- Resultado e orientação para qualidade
- Trabalho em grupo e cooperação
- Flexibilidade comportamental
- Gerenciamento do estresse
- Iniciativa e inovação
- Capacidade de negociação
- Gerenciamento de pessoas


Condições:
- Contrato CLT
- Instalado no escritório de MSF-Brasil, Rio de Janeiro no Centro;

Os interessados deverão se inscrever até o dia 20/05 através do link https://empregare.com/v1981
Apenas os aprovados na primeira fase serão contactados.