Paciente com COVID-19 recebe oxigênio na enfermaria de COVID-19 de MSF no hospital Al-Kindi, em Bagdá. Iraque, fevereiro de 2021. © Hassan Kamal Al-Deen/MSF

 Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou trabalhando por todo o Iraque em 2022, preenchendo as lacunas na oferta de cuidados de saúde exacerbadas pela guerra, pelo conflito e pela pandemia de COVID-19.  

 Depois de anos de conflito e instabilidade, o Iraque começa a dar sinais de recuperação, mas seu sistema de saúde ainda está longe de atender a todas as necessidades médicas da população, principalmente nas regiões diretamente afetadas pela recente guerra com o grupo Estado Islâmico. 

 Em 2002, MSF manteve 10 projetos em Bagdá, Ninewa, Kirkuk, Erbil e Dhi Qar. Oferecemos uma ampla gama de serviços médicos básicos e especializados e apoio a pessoas que vivem em áreas afetadas pela guerra, a pessoas que retornaram após longo período de deslocamento interno, vivendo em acampamentos ou em outras partes do país, e a comunidades com pouco acesso a cuidados de saúde. Os serviços incluíram cuidados de emergência, maternos e neonatais, cirurgias especializadas de ortopedia e obstetrícia, reabilitação e cuidados pós-operatórios abrangentes, tratamento de doenças não transmissíveis e apoio à saúde mental. Também providenciamos suprimentos médicos, treinamento técnico e suporte para preparação de respostas a emergências em várias unidades de saúde por todo o país. 

 Os pacientes que demandaram cuidados cirúrgicos avançados foram encaminhados ao programa de cirurgia reconstrutiva de MSF em Amã, na Jordânia, que realiza cirurgias ortopédicas, plásticas e maxilofaciais para pacientes vindo Iraque e de outros países do Oriente Médio desde 2006. 

 Em Bagdá, continuamos colaborando com o Instituto Nacional de Tuberculose, dedicando esforços à substituição do tratamento para TB resistente a medicamentos baseado nas injeções para outro, baseado em medicamentos mais efetivos e orais. 

 Nossas equipes também apoiaram as autoridades de saúde iraquianas em sua resposta à COVID-19. Oferecemos tratamento intensivo, isolamento de pacientes (para casos leves e moderados) e campanhas de promoção da saúde para incentivar a vacinação. Em todas as nossas atividades regulares, implementamos medidas rígidas de prevenção e controle de infecções para proteger pacientes e profissionais de contrair ou espalhar a COVID-19. 

 

 

 

Dados referentes a 2022

138.400

Consultas ambulatoriais

1.270

Consultas de pós-natal

6.900

Consultas pré-natal

885 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

3.790

Intervenções cirúrgicas

33,9 milhões de euros

Despesas

Filtrar por