Você está aqui

Uganda

Uganda

No fim de 2015, Médicos Sem Fronteiras (MSF) inaugurou um novo projeto no distrito de Kasese, sudoeste de Uganda.

Este projeto tem como foco o acesso ao atendimento de saúde para adolescentes e as comunidades de pescadores nos lagos George e Edward. Ambos os grupos estão particularmente expostos ao HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis. As atividades são administradas em completa integração com o sistema público de saúde.

Cuidados para HIV

Desde 2013, MSF oferece apoio ao laboratório de HIV no distrito de Arua, introduzindo dispositivos para a medição de CD4 e a contagem de carga viral como parte de um projeto financiado pela Unitaid. Em 2015, MSF começou a oferecer diagnóstico antecipado para bebês, testando aqueles nascidos de mães soropositivas, para que pudessem iniciar o tratamento antirretroviral (ARV) assim que possível, se necessário. MSF também oferece apoio aos testes de genótipo, que identificam a resistência a ARVs de segunda linha.

Resposta a um surto de malária

MSF conduziu uma avaliação epidemiológica nos distritos de Kole, Apach e Oyam e, a pedido do Ministério da Saúde, foram doados mais de 81 mil kits de tratamentos para a malária, oferecendo também apoio à gestão de casos nos centros de saúde de dois distritos e em um hospital de Kole. Equipes também operaram clínicas móveis e encaminharam pacientes ao hospital regional de Lira, quando necessário. Durante os cinco meses, 63 mil pacientes com malária foram tratados nos distritos que receberam apoio de MSF.

Repasse de projetos

Em julho, MSF repassou os serviços de atendimento ambulatorial, internação e maternidade que eram oferecidos a refugiados sul-sudaneses no distrito de Adjumani desde janeiro de 2014 a Medical Teams International. Entre janeiro e julho, mais de 48.600 consultas foram realizadas, e 574 pacientes foram recebidos no hospital.

MSF atua no país desde 1986.
 

Notícias

Diário de Bordo

Uganda
Início da Atuação: 
1986
Atividades Médicas: 
Cólera
Ebola
HIV/Aids
Tuberculose
Desnutrição