Você está aqui

Tadjiquistão

Tadjiquistão

O primeiro paciente a ser tratado para tuberculose ultrarresistente a medicamentos (TB-XDR) no Tadjiquistão foi declarado curado em dezembro.

O paciente de 17 anos recebeu tratamento por meio do programa pediátrico de TB apoiado por MSF no hospital de Dushanbe. O programa oferece diagnóstico e tratamento de TB para jovens com 18 anos ou menos. Antes de MSF iniciar o projeto, as crianças que eram submetidas ao tratamento padrão de TB tinham de suportar longos períodos de hospitalização e isolamento, enquanto as com TB multirresistente a medicamentos (TB-MDR) ou TB-XDR (para as quais antibióticos de primeira e segunda linha usuais haviam falhado, respectivamente) ficavam sem tratamento.

Hoje, as crianças com TB recebem tratamento apropriado em uma base ambulatorial, sempre que possível, com apoio nutricional e psicossocial para ajudá-las a aderir a seus regimes árduos de tratamento. Em 2014, o método de combinação de medicamentos – utilizado para desenvolver uma formulação que atenda às necessidades particulares de um paciente – foi introduzido para constituir formulações pediátricas de medicamentos para TB-MDR.

O Ministério da Saúde, em parceria com MSF, diagnostica e trata familiares de pacientes, e MSF busca soluções individuais para pessoas que vivem longe do hospital. MSF também está trabalhando para eliminar o estigma da TB e facilitar o retorno das crianças à escola.

Por enquanto, somente MSF está oferecendo tratamento para TB-XDR no Tadjiquistão, mas os debates com o Fundo Global e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas foram bem-sucedidos e a oferta de tratamento está começando a ser ampliada. O Protocolo Pediátrico de TB desenvolvido por MSF foi adotado como referência nacional.


Calazar

Em maio, MSF completou uma resposta ao surto de 2013 de calazar (leishmaniose visceral) no Tadjiquistão. MSF treinou profissionais do Ministério da Saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, epidemiologistas e técnicos de laboratório em sete locais, e trabalhou em protocolos nacionais para o manejo da doença.

MSF atua no país desde 1997.

Diário de Bordo

Tadjiquistão
Início da Atuação: 
1997
Atividades Médicas: 
Saúde mental
Tuberculose
Desnutrição