Você está aqui

Líbia

Líbia

Desde o fim do regime de Muammar Gaddafi em 2011, a Líbia tem sido dividida por conflitos armados, e a violência se intensificou nos anos mais recentes.

A Líbia tinha dois governos: um deles no leste, com sede em Tobruk, reconhecido pela comunidade internacional, e o outro no oeste, com sede em Trípoli.

Em 2015, o grupo do Estado Islâmico assumiu o controle da cidade costeira de Sirte e estabeleceu sua presença em várias outras cidades como Derna, enquanto os combates entre facções políticas prosseguiram em várias áreas. Como resultado, tornou-se extremamente difícil manter os estoques de medicamentos e material médico, os profissionais de saúde estrangeiros deixaram o país e muitos hospitais e clínicas não puderam funcionar normalmente. Entretanto, Médicos Sem Fronteiras (MSF) doou medicamentos e vacinas aos hospitais das cidades de Al-Beyda e Al-Marj, melhorando também as condições de higiene no hospital de Al-Qubba, no leste.

MSF doou materiais como cloro, máscaras e luvas de proteção para o comitê local de crise em Al-Marj, próxima da costa do Mediterrâneo, para ajudar a lidar com os corpos que chegavam à praia – pessoas que se afogaram na tentativa de cruzar o mar.

Com o prosseguimento do conflito armado em Benghazi, MSF ampliou a capacidade do hospital de campo de Al-Abyar, localizado a 60 quilômetros da cidade, para estabilizar a condição dos feridos. A equipe ofereceu treinamento em gestão de casos de emergência nos hospitais de Al-Abyar e Al-Marj. MSF doou medicamentos aos três únicos hospitais em funcionamento em Benghazi, incluindo o hospital pediátrico de Benghazi, e ofereceu doações regulares aos centros de diabetes e doenças renais. Entre julho e novembro, MSF distribuiu alimentos a 2.400 famílias deslocadas em parceria com uma ONG líbia.

Em novembro, MSF começou a oferecer apoio ao hospital de Zuwara, no oeste da Líbia, com medicamentos, suprimentos médicos, treinamento e profissionais.

MSF atuou no país pela primeira vez em 2011.

Notícias

Início da Atuação: 
2011
Atividades Médicas: 
Saúde mental