Você está aqui

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Em decorrência da instabilidade política e da falência crônica das instituições do Estado, Guiné-Bissau figura como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo.

O sistema público de saúde é disfuncional, o que significa que muitos carecem de acesso a serviços médicos, e isso leva a níveis inaceitáveis de mortalidade, particularmente entre crianças e gestantes.

Durante 2015, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a trabalhar na região central de Bafatá, administrando a ala pediátrica do hospital regional. Como a população em Bafatá se encontra dispersada, outra equipe trabalhou em quatro centros de saúde rurais para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento para crianças que vivem longe do hospital. MSF também aprimorou o sistema de encaminhamento de pacientes pediátricos para que estes fossem recebidos nos hospitais quando necessário. Mais de 30 mil consultas foram realizadas com crianças de até 5 anos de idade, e entre setembro e dezembro muitos pacientes apresentaram sintomas de malária, havendo no período um aumento significativo do número desses casos.

Em julho, respondendo a um surto de sarampo na região, MSF auxiliou o Ministério da Saúde na vacinação de mais de 28.500 crianças com idades entre 6 meses e 5 anos de idade.

Trabalho de prevenção contra novas epidemias
A cólera é endêmica no país e numerosos surtos ocorreram ao longo da década passada, especialmente na capital, Bissau. Entre julho e dezembro, MSF realizou várias campanhas de conscientização na cidade para evitar a doença. Durante esse período, MSF também administrou cursos de treinamento para o tratamento da cólera e implementação de protocolos de saneamento e fornecimento de água limpa voltados para profissionais do Ministério da Saúde.

Além disso, diante da epidemia de Ebola em andamento na Guiné, país vizinho, MSF auxiliou na elaboração do plano nacional de resposta ao Ebola.

MSF atua no país desde 1998.

Diário de Bordo

Guiné-Bissau
Início da Atuação: 
1998
Atividades Médicas: 
Cólera