Você está aqui

Geórgia

Geórgia

Em média, 500 pacientes são inscritos para tratamento de tuberculose multirresistente a medicamentos (TB-MDR) na Geórgia a cada ano. Aproximadamente 10% deles apresentam a forma ultrarresistente da doença.

A Geórgia apresenta uma das incidências de TB-MDR mais altas do mundo. Como parte da parceria endTB, financiada pela Unitaid, Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem oferecido apoio ao Ministério da Saúde desde 2014 com a introdução dos dois novos medicamentos desenvolvidos contra a tuberculose nos anos mais recentes: bedaquilina e delamanida. Entre julho de 2014 e dezembro de 2015, 146 pacientes começaram o tratamento com bedaquilina e 11 começaram com o delamanida. No fim de 2015, MSF estava à frente dos preparativos para um exame clínico na Geórgia, com o objetivo de identificar regimes de tratamento novos, mais curtos e menos tóxicos para os pacientes com TB-MDR, usando esses dois remédios.

Abcásia

MSF continuou a oferecer apoio ao programa nacional de tuberculose da Abcásia, com o transporte de amostras de escarro do hospital de tuberculose de Gulripsh (Sokhum) até o laboratório de encaminhamento de tuberculose em Tbilisi. Os resultados são devolvidos ao hospital semanalmente. Em 2015, foram processadas 523 amostras no total. Apesar de ter repassado suas atividades em 2014, MSF ainda oferece apoio financeiro à AMRA, uma ONG local que trabalha com idosos e pessoas vulneráveis, prestando apoio financeiro aos pacientes com TB-MDR para ajudá-los na adesão ao tratamento.

MSF atuou pela primeira vez no país em 1993.