Você está aqui

França

França

Em setembro de 2015, Médicos Sem Fronteiras (MSF) começou a oferecer atendimento médico a refugiados e imigrantes que residem no campo conhecido como “Selva”, em Calais.

No início de 2016, o campo “Selva” abrigava até 6 mil refugiados e imigrantes. As condições de vida eram péssimas, apesar dos esforços de organizações sem fins lucrativos e iniciativas locais de caridade. Calais fica perto do Eurotúnel, que liga França e Grã-Bretanha por via férrea. Faz anos que as pessoas tentam chegar à Grã-Bretanha pelo túnel usando caminhões.

Junto à organização Médicos do Mundo, MSF começou a oferecer serviços médicos no campo em setembro. A equipe construiu então um ambulatório para melhorar as condições de trabalho e o atendimento aos pacientes, pois o local é sujeito a inundações. De 100 a 120 pessoas eram atendidas por dia, beneficiando-se das consultas médicas, do atendimento dos enfermeiros e da fisioterapia. A equipe também desempenhou atividades ligadas ao fornecimento de água e saneamento, construindo 66 banheiros químicos e preparando um sistema de coleta e gestão do lixo. Como as pessoas estavam vivendo em pequenas barracas incapazes de suportar o clima chuvoso e frio, MSF construiu 80 abrigos de madeira, acomodando de quatro a cinco pessoas.

Grande-Synthe, Dunquerque

Cerca de 2.500 refugiados e imigrantes (em sua maioria curdos) estavam vivendo em um local em Grande-Synthe, ao norte de Calais, próximo ao porto de Dunquerque, em péssimas condições. MSF estruturou duas latrinas e dois pontos de distribuição de água, oferecendo consultas médicas três dias por semana. Com o apoio da câmara de vereadores local, MSF também decidiu construir novas instalações oferecendo condições de vida melhores. Em novembro e dezembro, mais de 2.100 consultas médicas foram realizadas na região – a maioria dos casos tratados era de infecções do aparelho respiratório e escabiose, causados predominantemente pelas más condições de higiene e saneamento.

MSF atuou pela primeira vez no país em 1987.
 

Notícias

Início da Atuação: 
1987
Atividades Médicas: 
Saúde mental