Você está aqui

Colômbia

Colômbia

Em 2015, Médicos Sem Fronteiras (MSF) passou a priorizar a oferta de cuidados de saúde mental em detrimento de programas relacionados ao conflito no país.

Como resultado das negociações de paz, o conflito diminuiu de intensidade no decorrer do ano passado. As clínicas móveis e os postos de saúde que MSF mantinha na zona rural de Cauca Pacífico tiveram suas atividades reduzidas e as clínicas foram finalmente fechadas em dezembro. O programa de saúde mental que oferecia apoio a vítimas de violência, incluindo violência sexual, deve ser encerrado em Cauca Cordillera já em meados de 2016. Uma equipe de resposta de emergência foi estruturada para atuar quando necessário em Nariño, Norte de Santander e Uraba. Essa equipe, e também aquelas envolvidas nos projetos, responderam a 39 emergências durante o ano - a maioria delas entre abril e junho, decorrentes do conflito que eclodiu quando o cessar-fogo entre as Farc e o governo foi rompido.

Ao longo do ano, equipes de MSF no município de Tumaco, em Nariño, ofereceram apoio de saúde mental a mais de 1.500 pessoas que sofreram violência, bem como cuidados abrangentes (de saúde física e mental) a 240 vítimas de violência sexual.

Em Buenaventura, onde a taxa de criminalidade é altíssima, foi criado em fevereiro um centro que oferece orientação gratuita 24h a vítimas de violência, incluindo violência sexual. Desde então, 1.099 pessoas foram atendidas.

Depoimento

Camilo*, 30 anos, de Buenaventura

“Há dez anos, minha vida era calma, mas, conforme a violência se intensificou, a única maneira de continuar vivo e proteger minha família foi me unir a um grupo armado ilegal. Tornei-me uma das pessoas mais respeitadas da região. Em um combate contra outro grupo fui espancado e tive o lado esquerdo do corpo paralisado… Fiquei sabendo do trabalho de MSF e tenho feito tratamento psicológico há dois meses. Estou aprendendo a conviver com minha deficiência.”
 

Notícias

Início da Atuação: 
1985
Atividades Médicas: 
Vacinação
Doença de Chagas
Saúde mental
Tuberculose