Você está aqui

África do Sul

África do Sul

O projeto de HIV/tuberculose (TB) de MSF no distrito de uThungulu quer ser o primeiro no país a cumprir as metas da UNAIDS. Em 2016, 56.029 indivíduos foram testados, 2.370 circuncisões masculinas foram apoiadas e 1.573.756 camisinhas foram distribuídas. O projeto Khayelitsha desenvolve e implementa regimes de tratamento para MDR-TB e modelos de assistência a pacientes vivendo com HIV e TB. Treze clubes foram estabelecidos para que mulheres tivessem acesso a serviços multidisciplinares de HIV para si mesmas e seus bebês. Em 2016, MSF lutou para que alguns pacientes tivessem acesso a novos medicamentos e agora o acesso ao novo medicamento de TB, bedaquilina é nacional.

MSF continuou apoiando o Departamento de Saúde para expandir o acesso aos cuidados para vítimas de violência sexual em Rustenburg. Uma a cada quatro mulheres no distrito de Bojanala foram violentadas e metade passou por alguma forma de violência ou intimidação sexual. Entretanto, 95% das mulheres nunca mencionou isso a uma unidade de saúde. Em 2016, 290 vítimas de violência sexual foram tratadas e 100% delas receberam medicamentos e/ou cuidados psicológicos.

O Projeto Stop Stockouts, apoiado por MSF, monitora a disponibilidade de medicamentos essenciais e exige a resolução rápida de problemas com o estoque. Em 2016, o projeto recebeu 605 relatórios de falta de estoque e treinou 3.454 pacientes e ativistas. MSF atua no país desde 1999.