Em 2024, MSF trabalhou para atender às necessidades médicas e humanitárias urgentes das comunidades marginalizadas na Índia, que sofrem violência, negligência, exclusão e desigualdades no acesso aos cuidados de saúde. 

No estado de Bihar, onde as opções de tratamento são limitadas e a taxa de mortalidade por HIV é elevada, cuidamos de pacientes com doença avançada por HIV. Antes de receberem o diagnóstico, nossos pacientes enfrentavam os elevados custos dos cuidados de saúde privados e, posteriormente, sofriam o impacto do estigma associado à doença. Em colaboração com a Missão de Saúde do Estado de Bihar e o Departamento de Saúde e Bem-Estar Familiar do Estado de Bihar, fornecemos cuidados abrangentes para casos avançados de HIV no hospital Guru Gobind Singh, em Patna. 

Apesar do aumento dos confrontos violentos entre as forças de segurança governamentais e grupos armados no estado de Chhattisgarh, continuamos a administrar clínicas móveis para prestar cuidados de saúde essenciais em zonas remotas, incluindo cuidados seguros de interrupção voluntária da gravidez. Em 2024, inauguramos uma nova clínica móvel em Hirmangunda e colaboramos com o Ministério da Saúde em uma campanha de vacinação contra o sarampo após um surto. 

No estado de Manipur, a situação manteve-se instável após a eclosão de um conflito interétnico em 2023, o que dificultou a prestação de cuidados a nossos pacientes com HIV e tuberculose (TB), bem como o transporte de suprimentos. 

No estado de Mizoram, prestamos cuidados de saúde a refugiados que fugiam da violência em Myanmar. Em nossa clínica em Zokhawthar, organizamos encaminhamentos para atendimento especializado e garantimos cuidados médicos na região adjacente. Também distribuímos itens de ajuda humanitária a famílias recém-chegadas a campos de deslocados. 

No final de 2024, entregamos nosso projeto de tratamento de casos complexos de tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) em Mumbai ao Programa Nacional de Eliminação da Tuberculose da Índia e à Corporação Municipal de Brihanmumbai. Desde 2006, o projeto tem sido fundamental na melhoria dos resultados para pacientes sem outras opções de tratamento. 

Em Jammu e Caxemira, onde anos de conflito causaram impacto profundo na saúde mental da população, continuamos a prestar serviços de apoio psicossocial. 

Dados referentes a 2024

21.400

Consultas individuais de saúde mental

1.040

pessoas com HIV avançado sob cuidados diretos de MSF

6.780

casos de malária tratados

671

Equivalente em tempo integral

290

pessoas iniciaram tratamento para TB, incluindo 190 para TB-DR

15,2 milhões de euros

Despesas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​