Sudão: cinco fatos sobre a violência em El Geneina

Hospital apoiado por MSF na cidade foi saqueado; pacientes e profissionais foram obrigados a fugir.

Em El Geneina, as pessoas organizam seus galões de água vazios e esperam à distância sua vez de abastecer. Elas evitam ficar paradas em grupos porque podem se tornar alvos de violência. Foto: MSF
Em El Geneina, as pessoas organizam seus galões de água vazios e esperam à distância sua vez de abastecer. Elas evitam ficar paradas em grupos porque podem se tornar alvos de violência. Foto: MSF

Intensos conflitos ocorrem em diferentes partes do Sudão desde o dia 15 de abril, causando necessidades humanitárias e médicas urgentes. Na cidade de El Geneina, capital do estado de Darfur Ocidental, há relatos de saques generalizados, destruição e queima de propriedades, inclusive em locais onde pessoas deslocadas pelos conflitos estão se refugiando.

Leia também: MSF consegue atender 240 pacientes de trauma em meio a conflitos no Sudão

Confira: “Fugimos para o Sudão por causa da guerra, mas a situação agora também é difícil”

As equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuam comprometidas em apoiar as comunidades durante esse período desafiador. Aqui estão cinco fatos para entender as crescentes necessidades humanitárias na região de El Geneina, no Sudão:

 

  1. A violência impede os cuidados de saúde para todos

Desde 2021, MSF apoia o Ministério da Saúde no setor pediátrico do Hospital Universitário El Geneina, em Darfur Ocidental, no Sudão, prestando atendimento de emergência e em internações.

Ao longo dos anos, observamos um fluxo constante de pacientes vindos não apenas da cidade de El Geneina e dos locais mais próximos onde famílias deslocadas vivem, mas de todo Darfur Ocidental.

No entanto, desde o dia 20 de abril, o hospital está fechado devido à violência, impossibilitando que nossas equipes continuem trabalhando na pediatria ou nos setores de neonatologia e maternidade.

 

  1. Ataques ao hospital

Infelizmente, há uma falta de respeito pela proteção do hospital – testemunhamos violência, destruição e danos dentro da instalação. Como resultado, todos os pacientes e profissionais médicos fugiram das instalações, apesar das crescentes necessidades de saúde.

Saques generalizados têm ocorrido na cidade de El Geneina desde o início da atual onda de conflitos. Casas particulares, lojas, farmácias, várias ONGs e instalações do Ministério da Saúde foram alvos.

Saiba mais: Instalações de saúde de MSF no Sudão são saqueadas: “Estamos abalados e perplexos”

Em 26 de abril, o Hospital Universitário de El Geneina foi saqueado, incluindo a farmácia e o banco de sangue. Isso cria desafios adicionais para a equipe médica retomar as atividades, mesmo quando a situação de segurança melhora. O departamento pediátrico apoiado por MSF também foi afetado pelos saques.

Unidade de internação do Hospital Universitário El Geneina. Foto: MSF

 

  1. Conflitos agravam as necessidades existentes

Mesmo antes do início da atual onda de conflitos, as pessoas em Darfur Ocidental enfrentavam desafios significativos, com necessidades humanitárias agudas, falta de sistemas de transferência médica funcionais e altos preços para serviços de saúde.

Desde a recente escalada da violência, os pacientes estão impossibilitados de acessar cuidados médicos devido ao medo dos conflitos tanto fora quanto dentro das estruturas de saúde. Além disso, eles temem ser alvos com base em sua etnia ou afiliação.

Apesar do contexto arriscado, a equipe médica de MSF continuou a prestar cuidados essenciais a pacientes com condições críticas na primeira semana dos conflitos. No entanto, depois que a situação se deteriorou significativamente em El Geneina, os médicos precisaram fugir de suas casas por conta da violência.

 

  1. Desafios no acesso aos cuidados de saúde

Profissionais de MSF no local relataram que amigos e familiares foram mortos ou feridos, impossibilitados de acessar os cuidados de que precisavam. Em alguns dias, não havia instalações de saúde em funcionamento em toda El Geneina.

Embora algumas clínicas de saúde abrissem ocasionalmente em diferentes bairros, elas só eram capazes de fornecer curativos básicos. O acesso a itens médicos e medicamentos permanece extremamente difícil nesse ambiente já desafiador.

Em outros locais em Darfur Ocidental, nossas equipes não puderam realizar atividades com clínicas móveis nas comunidades nômades de Galala, Mogshasha, Wadi Rati e Gelchek.

Entrada do Hospital Universitário El Geneina. Foto: MSF

 

  1. Apoio ao Ministério da Saúde

Desde que começamos a apoiar o hospital universitário em El Geneina, em 2021, MSF trabalhou para a capacitação da equipe do Ministério da Saúde e colaborou na coordenação das alas pediátricas.

Os profissionais e administradores do Ministério da Saúde demonstraram dedicação inabalável à prestação de cuidados médicos básicos e especializados gratuitos e de alta qualidade às crianças. Eles também apoiaram MSF para tornar o hospital um ambiente seguro para pacientes, famílias e profissionais antes do início dos conflitos.

Alguns membros da equipe local chegaram a colocar as próprias vidas em perigo indo ao hospital (quando ele ainda estava aberto), enquanto outros profissionais arriscam suas vidas e segurança continuando a trabalhar em meio aos conflitos.

MSF continua profundamente comprometida em apoiar a população de Darfur Ocidental, especialmente à luz da recente degradação da situação humanitária e de segurança na região. Fornecemos amplo suporte técnico à equipe do Ministério da Saúde no gerenciamento de incidentes com vítimas em massa, incluindo kits médicos e doação de medicamentos.

 

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print