Roubo de veículo de MSF na Somália termina em morte

Organização clama a combatentes que respeitem as estruturas e atividades médicas para que possa continuar seu trabalho

No começo da tarde de quarta-feira, dia 24 de junho, um veículo privado alugado por Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi atacado em Norte Galcayo, enquanto retornava de uma unidade médica no sul da cidade a outra no norte.

Durante o incidente, a cuidadora que acompanhava o paciente no trajeto levou um tiro e foi morta e o motorista, ferido. O motorista já recebeu tratamento e passa bem. O veículo foi levado pelos bandidos.

O episódio não é considerado um ataque direto a MSF. No entanto, demonstra um nível inaceitável de violência, que coloca em risco a capacidade da organização de oferecer assistência médica a centenas de milhares de somalis em todo o país.

MSF começou seu trabalho na Somália em 1991. Desde janeiro de 2008, os projetos da organização pelas regiões sul e central do país continuam graças ao comprometimento, o trabalho árduo e a coragem de nossa dedicada equipe somali, apoiada por uma equipe baseada em Nairóbi, que visita a área quando a situação de segurança permite.

MSF clama a todos os combatentes que respeitem as estruturas médicas e atividades para que as pessoas, independente de qualquer afiliação religiosa, política ou militar, possam ter acesso à tão necessária assistência de saúde.

Em 2008, equipes de MSF ofereceram 727.428 consultas ambulatoriais, incluindo 267.168 para crianças menores de cinco anos. Mais de 55 mil mulheres receberam consultas de pré-natal e mais de 24 mil pacientes foram internados em hospitais e clínicas que têm apoio da organização. Foram realizadas 3.878 cirurgias, 1.249 delas se deveram a ferimentos causados por violência. Equipes médicas trataram 1.036 pessoas sofrendo da doença negligenciada letal calazar, mais de quatro mil de malária e iniciaram 1.556 pessoas no tratamento para tuberculose. Quase 35 mil pessoas sofrendo de desnutrição receberam alimento.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print