Por que proteger e apoiar a equipe de casas de repouso é vital

Stephanie Goublomme coordena a resposta de MSF à COVID-19 em casas de repouso em Bruxelas

Por que proteger e apoiar a equipe de casas de repouso é vital

“Eu estava no telefone com o diretor de uma casa de repouso outro dia e ele demonstrou estar claramente chateado. Um de seus moradores estava com COVID-19 e precisava ser hospitalizado, mas os serviços de emergência se recusaram a levá-lo – simplesmente não havia espaço no hospital.

Quando o diretor da casa de repouso disse que não dispunha dos recursos necessários para tratar o idoso em sua instalação, os serviços de emergência disseram que não havia nada que pudessem fazer e sugeriram discretamente que ele simplesmente aumentasse as doses de morfina do paciente. Eu pude sentir a emoção do diretor pelo telefone, me dizendo que não foi por isso que ele entrou nesse trabalho.

Isso demonstra como a situação não está boa e é por isso que MSF teve que agir.

Desde o início do surto do novo coronavírus em Bruxelas, apoiamos 48 casas de repouso. Temos aconselhado sobre prevenção, controle e treinamento de infecções e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Em cerca de metade dos lares que visitamos, realizamos algum treinamento e nos disponibilizamos a oferecer mais apoio, se necessário, e isso já foi suficiente. Mas a situação nos outros lares tem sido mais problemática.

Minha equipe foi a um lar de idosos na semana passada, onde 20 moradores já haviam morrido por causa da COVID-19. Restavam 51 residentes e apenas quatro funcionários em todo o edifício – incluindo funcionários de limpeza, cozinha e enfermagem. Essas quatro pessoas estavam fazendo o melhor que podiam e estavam correndo de pessoa para pessoa e tentando manter tudo sob controle, mas, obviamente, estava um caos.

Havia bandejas empilhadas nos corredores e pessoas gritando pedindo atenção. Ao ouvir uma mulher pedindo ajuda em seu quarto, nosso promotor de saúde foi atendê-la e ajudou a levantá-la e a se vestir. Não havia mais ninguém para fazer isso.

A situação lá foi chocante, mas não aconteceu da noite para o dia. Deteriorou-se dia após dia e os gerentes da casa de repouso não conseguiram lidar com a situação. Eles tentaram, mas é difícil quando você começa o dia pensando que tem um conjunto completo de funcionários e, depois, as pessoas começam a adoecer, uma após a outra.

É por isso que proteger e apoiar a equipe de casas de repouso é vital durante esta crise. E é aí que nós, como MSF, podemos oferecer assistência. Com a COVID-19, você não pode se concentrar apenas nos hospitais. Você precisa ajudar as casas de repouso, porque elas realmente estão na linha de frente.

Temos muita experiência trabalhando em surtos, gerenciando a prevenção e controle de infecções e usando o EPI adequadamente. Com tantas informações circulando, a equipe de atendimento domiciliar nem sempre tem certeza sobre quais práticas estão certas ou erradas e, como resultado, estão compreensivelmente confusas e assustadas. As pessoas estão usando pares extras de luvas, mas não conseguem usar o desinfetante adequadamente – super compensando em algumas áreas, mas falhando em outras. Dizemos: ‘Você não está se protegendo. Vamos voltar ao básico.’

A resposta da equipe de atendimento domiciliar foi muito positiva. Os funcionários se sentiram muito sozinhos nessa crise. Ter pessoas vindo para ouvi-los e ajudá-los, para que se sintam seguros e possam fazer seu trabalho com confiança, foi muito importante e apreciado.

Para os funcionários das casas de repouso, os idosos que estão sofrendo e morrendo não são apenas pacientes. São pessoas que eles conhecem e cuidam há muitos anos. E quando um morador morre, a equipe não tem tempo para lamentar. Eles não podem encontrar a família e precisam voltar ao trabalho cinco minutos depois. Esse fardo está tendo um preço alto.  

Escassez de equipamento

A escassez de EPI é obviamente um problema. Muitas das casas que apoiamos têm equipamento suficiente para alguns dias, mas e depois disso? Inicialmente eram máscaras, mas agora estamos vendo muitas casas onde os funcionários não têm aventais. Mas MSF está acostumado a trabalhar em locais onde há escassez de equipamentos. Nos tornamos muito bons em nos contentar com o que temos e em usar as coisas da melhor e mais segura maneira possível. Isso significa que podemos dizer aos funcionários das casas de repouso: ‘Sejamos honestos, é péssimo que não haja aventais suficientes – os aventais são importantes e estamos fazendo as pressões necessárias para obtê-los – mas vamos nos concentrar em todas as coisas que ainda podemos fazer para proteger a nós mesmos e aos outros com o equipamento que temos.’

Tratando os mais vulneráveis

Um dos princípios norteadores de MSF é que sempre iremos atrás dos mais vulneráveis. E, nessa pandemia, os idosos são, de fato, os mais vulneráveis. Falei com a diretora de outra casa de repouso outro dia, depois que um de seus residentes se suicidou. Ela me disse que a maioria dos moradores estava deprimida, muitos se recusavam a comer e beber. Eles estavam presos em seus quartos e não viam o porquê de continuar.

Se pudermos ajudar para que, de alguma forma, alguns residentes possam deixar seus aposentos em breve e pelo menos conseguir socializar com outros residentes nas áreas comuns, isso fará uma diferença real e, finalmente, salvará vidas.”

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print