Você está aqui

MSF reforça equipe na Libéria e envia 15 toneladas de equipamentos de saúde e logístico

24/06/2003
MSF reforça equipe na Libéria e envia 15 toneladas de equipamentos de saúde e logístico

Mesmo com a assinatura recente de um cessar-fogo entre as partes em guerra na Libéria, a população civil ainda está vivendo em condições bastante precárias. A organização Médicos Sem Fronteiras reforçou sua equipe e enviou 15 toneladas de equipamentos de saúde e logístico para ajudar a população deslocada da capital Monróvia e do condado de Bong.

“As necessidades são enormes e estão longe de serem atendidas,” disse Pierre Mendiharat, coordenador geral de MSF na Libéria.

O risco de epidemias, já bastante alto devido ao período de chuvas, cresceu dramaticamente por causa do grande número de pessoas deslocadas pela violência e pelos conflitos, desde o início de junho. Há ainda necessidade urgente de comida já que o número de crianças desnutridas vem crescendo diariamente.

No estádio de Samuel Doe, onde aproximadamente 15.000 pessoas buscaram refúgio, MSF continua oferecendo água potável e acaba de abrir uma clínica onde funciona uma maternidade e uma unidade de isolamento para tratar pacientes de cólera.

As equipes de MSF estão levando clínicas móveis para Ganersville, Clara Town e Mamba Point, oferecendo assistência básica de saúde às pessoas que estão vagando pelas cidades. Um centro emergencial de nutrição terapêutica foi aberto para tratar casos graves de desnutrição entre crianças.

MSF também retomou algumas atividades médicas para as pessoas deslocadas que vivem nos acampamentos do condado de Montserrado. A equipe de saúde está realizando 4.000 consultas por semana no condado de Bong, onde existem aproximadamente 50.000 pessoas deslocadas vivendo em acampamentos.

Um avião cargueiro com 15 toneladas de materiais de saúde, cirúrgico e logístico chegou hoje em Monróvia, levando também medicamentos, kits de alimentação suplementar e terapêutica, equipamentos para o fornecimento de água e saneamento básico e materiais de apoio para o hospital que tem capacidade para 30 leitos. A quantidade de material enviada será suficiente para três meses.

11 profissionais internacionais de ajuda humanitária de MSF estão atualmente na Libéria e as equipes serão reforçadas o mais breve possível.