MSF intensifica suas atividades na Libéria e envia 63 t de material de ajuda humanitária

MSF intensifica suas atividades na Libéria e envia 63 t de material de ajuda humanitária

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) está intensificando suas atividades na Libéria e dando continuidade às missões exploratórias em áreas até então inacessíveis à ajuda humanitária desde o início dos conflitos.

“Nas últimas duas semanas nós aumentamos as nossas atividades de ajuda humanitária na Libéria, abrindo e reabrindo hospitais e clínicas em Monróvia e realizando levantamentos na cidade e nas áreas onde as populações ficaram sem ajuda humanitária desde o início dos conflitos,” diz Dra. Mercedes Tatay, encarregada do serviço de emergência

Para apoiar esse aumento operacional, um avião com 63 toneladas de ajuda humanitária chegou a Monróvia, capital da Libéria, onde centenas de milhares de civis deslocados continuam vivendo sem alimentação, água potável e serviços de saúde adequados. Este carregamento com material logístico, médico e comida é destinado aos hospitais e aos centros de saúde administrados pelas organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Semana passada, MSF iniciou uma clínica móvel em Tubmanburg, no município de Bomi, e vem realizando mais de 250 consultas por dia para uma população de aproximadamente 15.000 pessoas deslocadas e residentes, que não vêm tendo acesso a cuidados de saúde desde o início dos combates. Além disso, MSF está oferecendo agora assistência à saúde em 3 hospitais, 9 clínicas, e 3 unidades de tratamento de cólera em Monróvia e 2 clínicas nos campos para pessoas deslocadas no município de Montserrado. MSF também está transportando e encanando 200.000 litros de água por dia para residentes e deslocados em Monróvia.

Uma equipe de MSF continua oferecendo assistência à saúde, apoio nutricional e água potável em 3 campos para 60.000 deslocados no município de Bong onde os conflitos dos últimos dias a apenas 45 quilômetros dos acampamentos trouxeram um aumento da insegurança e causaram um novo fluxo de pessoas deslocadas.

Atualmente MSF mantém na Libéria 30 profissionais internacionais e mais de 300 liberianos, além de 600 profissionais de saúde que apóiam as atividades de MSF no país.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print