MSF inaugura Centro de Saúde em área crítica de Bagdá

Novo Centro de Saúde de MSF vai atender pessoas que não tinham acesso nenhum a tratamentos de saúde. Pessoas que vivem em lixões, em condições precárias, sem acesso à água. Por causa disso, essa é uma área considerada de alto risco de surtos de epidemias.

Na segunda-feira, 16 de junho, a organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras abriu um novo Centro Básico de Saúde em Al-Ma’amil, no nordeste da cidade de Sadr, numa região extremamente carente dos arredores de Bagdá. O primeiro centro havia sido inaugurado no dia 6 de junho e já na primeira tarde realizou 138 consultas e atualmente realiza mais de 700 por semana, revelando a necessidade urgente por assistência médica na região.

“As pessoas que vivem nesse subúrbio desprovido de Bagdá, em torno de 300.000, estão numa situação terrível,” explica o coordenador geral de MSF no Iraque, Pierre Boulet-Desbareau, que acaba de retornar a Bruxelas. “Por anos, esta área de Bagdá vem sendo usada como depósito de lixo pelo resto da cidade. Só como exemplo, durante a nossa avaliação descobrimos que em apenas uma área, mais de 10.000 pessoas estão vivendo em lixões, em cabanas feitas de metal. O acesso dessas pessoas a tratamentos de saúde é zero.”

A equipe reforçada de MSF composta por 7 profissionais está ajudando o hospital Al Thawra, com capacidade de 300 leitos, treinando enfermeiros em áreas consideradas chaves, tais como administração de injeções, curativos e documentação médica.

Com uma população de cerca de 2 milhões, a cidade de Sadr – ex-cidade Saddam – foi fortemente negligenciada durante o regime de Saddam Hussein. A área onde MSF está trabalhando é considerada pelo Ministério da Saúde iraquiano como uma das maiores ameaças de epidemias em todo o país. Por causa disso, MSF está desenvolvendo um sistema de vigilância que alertará sobre surtos de epidemias na cidade de Sadr, além de se esforçar para melhorar o acesso da população à água potável.

As condições extremamente insatisfatórias de higiene e a quase total falta de acesso à água potável são as principais razões para o alto risco de epidemias. Segundo Boulet-Desbareau, “muitas pessoas pegam água de poços que estão tão imundos que quando olhamos para o fundo vemos camadas de lixo, que se acumularam ao longo dos anos. E a água mesmo é esverdeada.” A necessidade por água potável chegou a níveis tão graves que a população está agora furando as tubulações que levam água para Bagdá, como único meio de ter acesso ao produto.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print